Santo André inaugura Loja Experimental da Economia Solidária Destaque

Santo André inaugura Loja Experimental da Economia Solidária

Espaço disponibiliza ponto de venda para empreendedores dentro do Atrium Shopping

Santo André, 28 de setembro de 2018 - A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta sexta-feira (28), no Atrium Shopping, a nova Loja Experimental da Economia Solidária. O espaço é uma parceria com o centro comercial, e funcionará como um ponto de venda para que os empreendedores sociais da incubadora de economia solidária da cidade possam apresentar e comercializar seus produtos para a população.

O estabelecimento fica próximo à Loja Solidária, do Fundo Social de Solidariedade, que funciona no shopping desde novembro do ano passado. Ambos estão no piso 1 do Atrium, localizado na avenida Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.

"Estamos nos esforçando em todas as frentes para fazer crescer o nível de emprego e renda dos munícipes. A Economia Solidária é mais um destes projetos que melhoram a vida das pessoas e este novo espaço será fundamental para o bom andamento da ideia", comentou o prefeito Paulo Serra.

Na incubadora, os participantes têm a oportunidade de aprender práticas de autogestão, contando com assessoria para a criação, estruturação e consolidação dos empreendimentos, sustentabilidade de grupos de economia solidária, além de toda uma assessoria técnica, passando por gestão financeira, contábil e jurídica. O programa visa trazer a organização, formação, capacitação, além do fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, individuais ou coletivos, para comercialização dos produtos.

Para que os empreendedores possam apresentar seus produtos, a cidade possui, além da loja experimental, duas feiras fixas: às terças-feiras, no Largo do Bonfim, no Parque das Nações, e às quintas-feiras na rua Senador Flaquer, no Centro. Nos dois espaços são comercializados artesanatos e comida de rua, cumprindo todos os requisitos impostos pela vigilância sanitária.

“A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego atua para o fomento em todos os níveis de atividade e este programa visa principalmente gerar oportunidade de renda dentro dos conceitos da economia solidária, trazendo um formato de produção colaborativo, cooperativo e solidário", definiu o secretário Ajan Marques de Oliveira.

Para que o empreendedor possa participar da incubação é preciso ser morador de Santo André. A inscrição acontece no Departamento de Suporte ao Empreendedor, localizado na avenida dos Estados, nº 2195, Edifício Administrativo, 3º Andar, Sala do Auditório.

Texto: Guilherme Menezes
Fotos: Helber Aggio/PSA