Santo André abre pontos extras de vacinação contra Pólio e Sarampo em bairros com baixa adesão à campanha Destaque

Santo André abre pontos extras de vacinação contra Pólio e Sarampo em bairros com baixa adesão à campanha Beto Garavello/PSA

Responsáveis pelos menores deverão procurar os locais munidos de documento com foto da criança e carteira de vacinação

Santo André, 11 de setembro de 2018 - Poliomielite e Sarampo são doenças que podem causar a paralisia infantil e até levar o enfermo a óbito. Como forma de erradicar e evitar a propagação desses vírus, a vacinação é a forma mais segura e eficaz. Nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), as unidades de Atenção Básica ganharão reforço na campanha de imunização de crianças, na faixa de 1 a menores de 5 anos, contra as doenças. A Prefeitura de Santo André organizou nestas datas pontos extras (veja ao final do texto) para atendimento desta demanda. Os locais foram escolhidos por apresentarem menor índice de vacinação na cidade.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Saúde, os bairros com menor índice de imunização são: Jardim Cipreste, com cobertura de 11,16% da população estimada, na imunização de ambas doenças; Vila Palmares, com índice de vacinação contra poliomielite de 32,60% e contra sarampo de 33,05%; em terceiro lugar, o bairro Paraíso, com 32,25% da população estimada já imunizada contra paralisia infantil e apenas 35,25% contra sarampo.

Vacinação dia 12/09/18 – Quarta-feira

• Recreio da Borda:
Creche Professora Nanci Andreoli
R. Guariba, 641 - Recreio da Borda do Campo
Horário: 11h às 13h (horário de saída e entrada das crianças na creche)

• US Paraíso:
Manhã - 9h às 11h
Paróquia Jesus Bom Pastor - Rua Felício Pedroso, 201 - Jd. Bom Pastor
Tarde - 14h às 16h
Capela São Vicente de Paulo - Jd. Cristiane - Rua Rangel Pestana, s/nº

• US Centreville:
Manhã e tarde - 9h às 16h
Emeif Arquiteto Estêvão de Faria Ribeiro
Rua Luiz Gomes Pain, s/n - Jardim Marek

• US Palmares:
Manhã e tarde - 9h às 16h
Centro Comunitário da Sacadura Cabral
Rua Luís de Camões s/n - Sacadura Cabral

Vacinação dia: 13/09/18 – Quinta-feira

• As USF Parque Andreense e USF Paranapiacaba irão utilizar como estratégia a vacinação casa a casa. A estratégia será utilizada devido a grande distância entre um domicílio e outro. A equipe já mapeou as crianças faltosas.

• USF Jardim Cipreste:
Manhã- 9h às 11h
Garagem do Beto - Rua Antonio Fagundes, 110 Jd Cipreste
Tarde - 14h às 16h
Garagem do Noé - Rua Cambucá, 157 Jd Cipreste.

Texto: Bianca Fontes

Última modificação emQuarta, 12 Setembro 2018 18:12