Exposição em Paranapiacaba reproduz como viviam ferroviários da vila na década de 30 Destaque

Exposição em Paranapiacaba reproduz como viviam ferroviários da vila na década de 30 Alex Cavanha/PSA

Mostra estará aberta para visitação aos finais de semana, das 09h às 16h

Santo André, 1° de julho de 2018 - Paranapiacaba passou a contar neste domingo (1°) com uma nova atração. Quem for ao local terá a oportunidade de conhecer em detalhes como viviam os ferroviários, moradores do distrito na década de 30. Foi aberta ao público a exposição "Casa da Família Ferroviária", na Casa Fox, que apresenta fotos e cenografia com móveis, roupas e a história dos trabalhadores da ferrovia, que revolucionou o mercado cafeeiro no país e é símbolo da fundação da vila.

“A exposição foi montada com itens emprestados de acervos pessoais, da própria Prefeitura e também do Sindicato dos Ferroviários. Esta iniciativa nasceu da nossa percepção de que precisamos fortalecer o circuito museológico aqui, e veio de uma forma muito importante, pois conta a história das pessoas e de como elas viviam. É uma exposição dinâmica, que trabalha a memória afetiva e sensorial do público“, explicou o diretor de Gestão de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eric Tadeu Lamarca.

A mostra “Casa da Família Ferroviária” tem permanência de médio a longo prazo e estará aberta para visitação aos finais de semana, das 09h às 16h. A entrada durante o primeiro mês será gratuita. A Casa Fox fica na Avenida Fox, 438 – Vila de Paranapiacaba.

Homenagem - Durante a abertura da exposição, o vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias, foi homenageado pelo Sindicato dos Ferroviários, pelos anos de trabalho que exerceu no setor.

“Trabalhei durante nove anos como contador na ferrovia e hoje muita coisa me passou pela cabeça. Foi com essa experiência, antes de ingressar na política, que aprendi a importância da humildade, de ouvir e respeitar as pessoas que trabalham há mais tempo do que eu. Fico muito feliz em ver uma exposição como essa e principalmente de ver como esse governo tem dado mais atenção para esse lugar”, comentou o vice-prefeito.

Texto: Bianca Fontes

Última modificação emDomingo, 01 Julho 2018 16:01