Santo André conquista verba para criar Centro de Skate Olímpico e reformar piscina do Ginásio Dell'Antonia Destaque

Investimento de R$ 9 milhões será feito por meio de financiamento da Desenvolve SP e também vão viabilizar a modernização de ginásios da cidade, entre outras obras

Santo André, 20 de junho de 2018 - A Prefeitura de Santo André obteve uma importante conquista nesta semana ao conseguir junto à Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista), do Governo do Estado, verba de R$ 9 milhões para recuperar e criar equipamentos esportivos fundamentais para a cidade.

As piscinas olímpica e semi-olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia serão totalmente reformadas, além dos ginásios que também fazem parte do espaço - principal, G2 e G3. Também passarão por modernização e melhorias gerais os ginásios do Parque Celso Daniel, Noêmia Assumpção, Sacadura Cabral, da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) e Poliesportivo Anhanguera, e ainda a pista de atletismo do estádio Bruno José Daniel.

Por fim, será construída a sede oficial do Centro de Excelência de Skate Olímpico, atendendo a segunda modalidade mais praticada no país e servindo como base para os skatistas que disputarão as Olimpíadas de 2020, no Japão.

A liberação da verba foi conquistada com a presença do prefeito Paulo Serra em reunião firmada na última terça-feira (19) na sede da Desenvolve SP. “Fomos conversar pessoalmente com a agência e conseguimos a liberação desta importante verba. Conseguiremos entregar a piscina olímpica, que era uma promessa de campanha, e melhorar a semi olímpica, que já entregamos no início da gestão. Além disso, construiremos um grande complexo de skate, se tornando ainda mais a referência nacional que já somos, uma vez que esta modalidade nasceu na nossa região”, comentou o prefeito.

Especificamente nas piscinas, o plano é modernizar as salas de máquinas, reduzir custos com aquecimento da piscina com a implantação de sistema de aquecimento solar, melhorar a infraestrutura geral interna e externa como alvenaria, vestiários e salas de apoio, e assim atender atletas de alto nível e ainda os munícipes em geral.

Nos ginásios e na pista de atletismo, que abrangem público de cerca de 23 mil pessoas, as mais diversas melhorias atenderão 29 modalidades, tornando estes equipamentos aptos a receber competições nacionais e até internacionais. Já o Centro de Skate poderá atender até 300 atletas, desde os profissionais, até os amadores. Os estudos gerais de cada trabalho já estão em andamento.

“Santo André sempre foi uma das principais forças esportivas do país, revelando grandes nomes. A melhor forma de trazermos isso a tona novamente é entregando equipamentos esportivos de qualidade, oferecendo aos atletas e a população a melhor forma de desenvolver a prática das mais variadas modalidades”, finalizou o prefeito Paulo Serra.

Texto: Guilherme Menezes
Fotos: Ricardo Trida/PSA