Janeiro Branco: atividade física colabora no cuidado preventivo com a saúde mental Divulgação/ PSA

Santo André, 17 de janeiro de 2018 - O excesso de trabalho, dificuldades financeiras e outros desafios do cotidiano podem levar o indivíduo ao estresse e desequilíbrio emocional. Para prevenir que essas situações fujam do controle e evoluam para transtornos mentais, a Prefeitura de Santo André participa da campanha Janeiro Branco, que visa estimular e orientar a população no cuidado com a saúde mental, com uma agenda de atividades tanto para a população como para trabalhadores na rede. O movimento no primeiro mês do ano passou a fazer parte do calendário oficial da cidade em 2017, após ser aprovado na Câmara Municipal.

Uma das formas de liberar a sobrecarga das tarefas diárias e investir no próprio bem estar é prática esportiva. “A atividade física de forma geral, além de estimular a produção de hormônios que dão a sensação de prazer, também desenvolve o que chamamos de mental toughness (resistência mental, em português), que é justamente a capacidade de expandir seus limites, se tornar mais resistente, não só fisicamente, como também mentalmente. Ou seja, ela dá a sensação de satisfação e de força, fazendo você acreditar que é capaz”, explica o educador físico e coordenador de treinamento da clínica de medicina esportiva Careclub, Thiago Levi.

Como parte das ações do Janeiro Branco, será realizada uma caminhada no dia 20 de janeiro (sábado), com concentração no Paço Municipal, às 8h30. O grupo vai percorrer a rua Elisa Fláquer, passará pelo calçadão da Oliveira Lima e encerrará o percurso na Concha Acústica da Praça Do Carmo. O trajeto será curto, possibilitando que mesmo as pessoas não habituadas a caminhar ou com dificuldade de locomoção, possam participar. No mesmo dia, haverá ações de conscientização com distribuição de panfletos informativos, laços brancos, abraços gratuitos e orientação de psicólogos voluntários.

No Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, os profissionais de saúde da rede poderão assistir uma palestra no dia 24 de janeiro (quarta-feira), sobre a Síndrome de Burnout, provocada pela sobrecarga no trabalho. Para o público externo, haverá palestra no dia 31 de janeiro (quarta-feira), às 18h30, sobre os cuidados com a saúde mental. O evento acontecerá no auditório Heleny Guariba, anexo ao Teatro Municipal, no Paço. Para participar é preciso fazer inscrição por meio do site http://www.santoandre.sp.gov.br/humanizacao/inscricao.aspx.