Semasa começa colocação de vigas de nova ponte da avenida dos Estados

Semasa começa colocação de vigas de nova ponte da avenida dos Estados RicardoTrida

Via está interditada no sentido Mauá; cerca de 75 pessoas estão envolvidas na operação

Santo André, 9 de setembro de 2017 - O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está executando neste final de semana uma importante etapa da obra da nova ponte sobre o rio Tamanduateí. Uma a uma, as 18 vigas que serão a base da passagem estão sendo içadas e levadas para o rio. Por isso, a avenida dos Estados está interditada sentido Mauá, na altura do Centro de Santo André, até a noite de domingo.

Para realizar o transporte até a avenida dos Estados, o içamento das vigas e a sua colocação de margem a margem do rio estão sendo usados dois guindastes e três carretas. Além disso, cerca de 75 pessoas estão envolvidas na operação, entre operários, técnicos, engenheiros e agentes de trânsito do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura de Santo André. Na parte da manhã deste sábado, 5 vigas já haviam sido assentadas.

Construção – A ponte da avenida dos Estados, na altura da rua Augusto Ruschi (próximo ao Sam's Club), está sendo construída pelo Semasa desde abril, logo após a antiga estrutura entrar em colapso por causa de uma forte chuva que atingiu Santo André.

Para minimizar o risco de enchentes no local e evitar a erosão nas margens do rio, a nova passagem foi projetada com um vão de 22 m, nove a mais do que a ponte antiga, que já não era mais compatível com a atual vazão do Tamanduateí.  Ela também será 1,2m mais alta que a antiga ponte. A obra vai custar R$ 3,9 milhões e será finalizada em outubro.

Números da nova ponte:
- 18 vigas pré-moldadas, com 30 metros de comprimento e 40 toneladas cada
- Aço usado em toda obra: 90 toneladas

- Concreto usado em toda obra: 630 toneladas
- Estacas: 44 unidades do tipo raiz (22 em cada margem), com 41 cm de diâmetro cada
- Vão do rio: 22 metros
- Altura da ponte: 1,35 metro