Logo 4 2017

Semasa instala segunda válvula redutora de pressão no Bom Pastor

Equipamento que visa combater as perdas de água também é acionado por energia solar

Santo André, 4 de setembro de 2017 - Em continuidade à Operação Caça-Vazamentos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) instalou mais uma válvula redutora de pressão (VRP), desta vez na rede de água da rua Barão de Ramalho, no bairro Bom Pastor.

O moderno equipamento já está integrado ao sistema de telemetria da autarquia e será monitorado 24 horas por dia. O objetivo é visualizar as pressões e vazões neste ponto e adequar à distância as pressões na saída da rede.

Dando prosseguimento às ações com viés sustentável, a válvula também será acionada por energia solar. Todo o processo de estudo, projeto, instalação e também de confecção do poste que abriga as placas solares da VRP foi feito com mão de obra própria do Semasa, por meio de funcionários da autarquia, dos departamentos de Planejamento e Obras e de Manutenção e Operação.

A válvula redutora de pressão é um equipamento instalado junto à rede de água com o objetivo de diminuir a pressão da água para níveis mais adequados, melhorando o sistema e a sua eficiência. O setor foi escolhido devido às altas pressões registradas, que contribuem para uma incidência maior de vazamentos. A instalação do equipamento no Bom Pastor também vai contribuir para aumentar a vida útil das redes e ligações domiciliares do setor, diminuindo o número de vazamentos no local.

Até o fim de 2017, o Semasa pretende instalar mais duas VRPs, sendo uma no setor Vila Vitória e outra no Parque Miami. Em julho, a autarquia já havia instalado outra válvula no Jardim Stella.

Última modificação emSegunda, 04 Setembro 2017 17:52