Movimento Brasil Competitivo debate futuro de Santo André com empresários da cidade Ricardo Trida

Encontro faz parte do programa Santo André 500 Anos, que está planejando o município para as próximas décadas

Santo André, 31 de agosto de 2017 – A Prefeitura de Santo André segue buscando parcerias com a iniciativa privada para ampliar o desenvolvimento do município. Em evento na manhã desta quinta-feira (31), no hotel Blue Tree Towers All Suites, o prefeito Paulo Serra se reuniu com representantes do MBC (Movimento Brasil Competitivo) e com alguns dos principais empresários da cidade para discutir uma maior aproximação do poder público junto ao setor produtivo, visando ampliar o desenvolvimento econômico.

Em pauta, os envolvidos debateram o futuro do município por meio do programa Santo André 500 anos, ação de longo prazo para planejar a cidade para as próximas décadas. A iniciativa tem como meta colocar o município entre as cinco primeiras colocadas no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Entre os objetivos para os próximos 36 anos, está aumentar a competitividade atrativa de Santo André, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado.

“O projeto visa melhorar a cidade nos próximos anos em duas frentes principais de trabalho. A primeira é a eficiência do gasto público, pois quando cortamos gastos que não tinham muita necessidade, sentimos que melhorou a nossa capacidade de investimento e também a qualidade de vida da nossa cidade. Outro aspecto importante é a participação do setor produtivo, que traz novas oportunidades por meio de geração de emprego e renda, isso faz com que as famílias voltem a consumir na nossa cidade, que é a grande saída para o aumento da nossa arrecadação. Não é um projeto para um governo, é um projeto para uma cidade que começa a ser construída”, apontou o prefeito Paulo Serra.

No início de agosto, a Prefeitura firmou protocolo de intenções com o MBC para que a parceria possa levar a expertise do setor produtivo para a administração municipal, através do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP). A idéia é que o projeto seja tocado por meio de investimento feito pela iniciativa privada.

Segundo o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, a representatividade de Santo André entre os municípios brasileiros e o interesse da gestão na aproximação com a iniciativa privada abrem as portas para que o projeto possa ser levado adiante. “Vemos na cidade um prefeito motivado e comprometido com o projeto de pensar na cidade a longo prazo e vimos também um grupo de empresários interessados a pensar nesse desafio de pensar na Santo André do futuro. É um dos grandes desafios do setor público esse pensamento na sociedade a longo prazo, não podemos ficar reféns nos ciclos de governo”, comentou Gastal.

Atualmente com 464 anos, Santo André está entre as 100 maiores cidades do país, ocupando o 22º lugar como cidade brasileira com maior desempenho, sendo a 14ª no estado de São Paulo. No IDGM entre 2005 e 2015, a cidade passou da 55ª posição para 33ª em saúde, além do grande salto em segurança, tendo passado da 45ª posição para a 6ª. Com PIB de R$ 28,1 bilhões em 2014, o município está entre as 10 maiores economias do estado.

Renan Muniz

Última modificação emSexta, 01 Setembro 2017 15:32