Logo 4 2017

Prefeitura retoma construção de Unidade de Saúde da Família e Centro Educacional Ricardo Trida/PSA

Anúncio foi feito nesta tarde pelo prefeito Paulo Serra; construção do CESA Jardim Irene será finalizada até dezembro e da USF em janeiro

Santo André, 10 de agosto de 2017 – A Prefeitura de Santo André retomou a construção de dois equipamentos públicos da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Serra em vistoria realizada nesta quinta-feira (10). Uma USF (Unidade de Saúde da Família), que beneficiará os moradores do Jardim Cipreste e entorno estava com as obras paradas há dois anos. Neste mesmo terreno, um CESA (Centro Educacional de Santo André), com estágio de obras mais avançado, também teve a construção retomada e será entregue até dezembro deste ano. A continuidade das intervenções, até sua finalização, contará com investimento de R$ 4 milhões.

A retomada das obras só foi possível graças à nova classificação financeira da Prefeitura, atribuída pela Caixa Econômica Federal, que em sete meses da nova gestão passou da nota E para a C. Anteriormente, com uma classificação mais baixa, todos os projetos deveriam necessariamente passar pelo governo federal para que este fosse avalista e fiador de todos os projetos e obras. Após a atual administração adotar diversas medidas de gestão no sentido de equilibrar as finanças municipais, a cidade passou a contar com maior capacidade de pagamento, o que eliminou a necessidade de o governo federal ser o fiador das obras. As tratativas são feitas agora diretamente com a Caixa.

Para o prefeito Paulo Serra, o choque de gestão implementado na atual gestão, com o enxugamento das despesas, possibilitou que a administração destravasse estas e várias outras obras paradas na cidade. “Equacionando o orçamento, quitando nossas pendências e recuperando a saúde financeira da cidade, foi possível retomarmos a construção destes equipamentos públicos que beneficiarão moradores do Jardim Cipreste, Jardim Irene e imediações. Com esta nova classificação de pagamento da cidade, desde quinta-feira passada, a Prefeitura e Caixa podem reativar convênios sem a necessidade de autorização federal. Já estipulamos até dezembro a entrega do CESA Jardim Irede e até dezembro da USF Jardim Cipreste. A partir de agora vamos mostrar a cada semana um pacote de retomada de obras”, destaca o prefeito.

CESA – Neste mesmo terreno será finalizada a construção do CESA (Centro Educacional de Santo André) Jardim Irene, com capacidade de atendimento para 480 crianças de 4 e 5 anos e 600 com idade entre 6 e 10 anos, com 1080 novas vagas. Santo André possui 11 CESAs, que são complexos educacionais que concentram uma Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creche e Centro Comunitário, além de área de convivência com jardins e pista de caminhada.

Durante a semana, as creches e Emeiefs localizadas nos onze CESAs atendem juntas cerca de 7,8 mil crianças com idades entre 0 e 10 anos. A rede de ensino de Santo André atende hoje cerca de 33 mil crianças. É nos CESAs que também acontecem as Ações Complementares, que são cursos para os alunos da rede municipal de ensino no período complementar ao das aulas. E para quem não é estudante, os CESAs oferecem diversas oficinas regulares, ministradas por voluntários do programa Eu sou Amigo do CESA.

Daniel Betega