Logo 4 2017

Convenção Steampunk em Paranapiacaba quer ser a maior do mundo

Convenção Steampunk em Paranapiacaba quer ser a maior do mundo Divulgação/PSA

5ª edição do encontro será realizada no fim de semana

Santo André, 3 de agosto de 2017 – A Vila de Paranapiacaba recebe neste fim de semana mais uma Convenção Steampunk. em sua 5ª edição. O encontro, que reúne fãs da literatura científica do século XIX e das máquinas a vapor, tem um objetivo ousado: se tornar o maior encontro da modalidade no mundo e entrar para o Guiness World Records. O evento acontece neste sábado (5) e domingo (6) no Clube União Lyra Serrano e contará com palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades. A participação é gratuita, mas os organizadores sugerem a doação de alimentos e agasalhos, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade.

De acordo com os organizadores, a ideia do recorde surgiu no ano passado, quando o encontro realizado em Oamaru, na Nova Zelândia, foi reconhecido como a maior reunião de pessoas com visual Steampunk em um evento, com 228 participantes caracterizados em apenas um lugar. “Considerando a quantidade de pessoas que estiveram em Paranapiacaba nas edições anteriores, não é uma probabilidade remota conseguirmos reunir mais de 228 pessoas”, afirma Raul Cândido, um dos responsáveis pelo evento. Para tanto, neste sábado, o encontro pretende reunir os participantes com o visual Steampunk às 15h, no palco do Clube União Lyra Serrano.

Ainda segundo Raul, para o registro do novo recorde, o guia oficial indica que os participantes devem usar um traje completo com roupas do período Vitoriano (século XIX) e portar ao menos um acessório (engenhoca ou aparelho) de época. Os presentes terão de permanecer no mesmo lugar por pelo menos cinco minutos.

Programação - A programação do encontro terá início no sábado, às 11h, com a apresentação de um painel sobre a história do Conselho Steampunk e o surgimento da Steamcon, com a participação de Bruno Accioly, Raul Cândido, Karl Felippe e Adriana Cabral. Durante a tarde, o público poderá conferir a apresentação de filmes, animes, exposições, entre outras atividades. O registro da foto para concorrer ao recorde de maior reunião com caracterização Steampunk está previsto para as 15h15. A programação prossegue no domingo, a partir das 11h. A programação completa está disponível no site do Conselho Steampunk de São Paulo (sp.steampunk.com.br). Uma novidade, neste ano, é a criação de um aplicativo oficial do evento, que pode ser baixado gratuitamente na loja do Google Play (Steancon).

A 5ª Convenção Steampunk é organizada por Raul Cândido e Adriana Cabral, com o apoio do Conselho Steampunk e da Prefeitura de Santo André.

5ª Convenção Steampunk em Paranapiacaba

Data: Sábado e domingo (dias 5 e 6), das 11h às 18h

Local: Clube União Lyra Serrano, na Av. Antonio Olyntho, s/n

Palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades