10ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta quinta no Teatro Municipal

Usuários, trabalhadores, gestores e representantes das entidades sociais poderão participar da discussão

Santo André, 26 de julho de 2017 – A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quinta-feira (27), das 8h30 às 13h30, no Teatro Municipal de Santo André. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Entre os temas abordados na conferência estão: a consolidação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS; a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e a para redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

“A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, através de seu tema central que é a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), se configura em um espaço de debates para o avanço desta política, tendo o diálogo e democracia como pontos primordiais, possibilitando pensarmos de forma diferente, buscando encontrar soluções para os problemas, mas principalmente também envolver a sociedade como um todo, para que produzam para si próprios”, afirma o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir. “Foi neste sentido que a realização das pré-conferências tornou-se uma ferramenta extremamente importante para este diagnóstico, possibilitando através das propostas geradas, buscarmos  atender as contingências  e a universalidade dos direitos sociais. Assim, através da participação de usuários e trabalhadores da assistência, podemos efetivar a construção de uma política justa, que consagra os direitos de cidadania, proteção e inclusão social”.

A conferência deve garantir que as pessoas participem diretamente e possam contribuir com sua opinião. Toda política pública deve ser definida pelo Poder Público juntamente com a sociedade, com a população que a utiliza. As conferências acontecem em etapas, geralmente de dois em dois anos.

Das discussões das pré-conferências foram levantadas 100 propostas que serão encaminhadas para a Conferência Municipal. As propostas avaliadas e aprovadas são encaminhadas para a Conferência Nacional, que avalia a política, redefine as prioridades, cria novas modalidades de atendimento e possibilita adequar a execução dos serviços, programas e projetos existentes para todo o país.

10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 27 de julho de 2017