Teatro Municipal recebe comédia Mulheres Ácidas neste sábado

Abertura da mostra coletiva de grafite Respirarte acontece na Casa do Olhar, amanhã, às 19h. Abertura da mostra coletiva de grafite Respirarte acontece na Casa do Olhar, amanhã, às 19h. Júlio Bastos/PSA

Programação cultural do final de semana em Santo André conta ainda com abertura de mostra de grafite, apresentação gratuita de “clows”, filme no Cineclube e muito mais

Santo André, 5 de julho de 2017 – A programação do Teatro Municipal Antônio Houaiss neste final de semana tem duas apresentações. No sábado (7), às 20h30, a atração será a peça Mulheres Ácidas, com Cristiane Werson e Marianna Armellini. A comédia narra a história de diferentes momentos da vida das mulheres, desde a adolescência até a velhice. Suas relações, anseios, medos e encontros são colocados em cena deforma ácida e divertida. A indicação é livre e os ingressos custam R$ 30. O teatro oferece meia-entrada para estudantes, aposentados, maiores de 60 anos, funcionários públicos da cidade e portadores de filipetas promocionais. O endereço é Praça IV Centenário, s/nº, Centro.

No domingo (8), às 19h, é a vez do Teatro Municipal receber a peça Flores Amarelas que, tendo como pano de fundo a homenagem aos santos na Bahia para comemorar a colheita do cacau, aborda questões do universo LGBT com o personagem Davi, que é um homem pobre, nordestino, trabalhador braçal e trans, que encontra na terra do cacau a esperança – e também as dificuldades – de viver plenamente a sua individualidade. O espetáculo é uma criação da Escola Livre de Teatro de Santo André e conta com música ao vivo. A indicação é para maiores de 10 anos e os ingressos custam R$ 10.

Também no final de semana, mas com entrada franca, acontece a apresentação do espetáculo “Damas”, que é uma intervenção clownesca, ou seja, com personagens palhaços, na Casa da Palavra Mário Quintana. Os palhaços Gardênio Klop (Carlos Cálamo) e Bonaccio (Felipe Cardozo), mostram como algumas atitudes do universo masculino podem revelar, mesmo que sutilmente, um comportamento machista e misógino, além de relatar de forma bem humorada os encontros e desencontros das situações amorosas e valor da amizade. Tanto no sábado (8), quanto no domingo (9), as apresentações são às 16h. A Casa da Palavra fica na Praça do Carmo, 171, no Centro.

Exposições – Mas antes disso, nesta sexta-feira (7), às 19h, será realizada a abertura da mostra coletiva de grafite Respirarte, que reúne a atmosfera de 20 artistas do ABC, São Paulo e Litoral Paulista, entre iniciantes e nomes consagrados do cenário do grafite. A exposição, também gratuita, fica em cartaz na Casa do Olhar de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. A Casa está na rua Campos Sales, 410, Centro.

Na Sala Especial do Museu de Santo André Octaviano Armando Gaiarsa, o público pode conferir a exposição ‘Ensaio Experimental: Curso de História da Fotografia de Moda’, que reúne 18 fotografias produzidas pelos alunos do curso de História da Fotografia de Moda, do professor Luiz Giope, realizado no museu entre os meses de maio de junho deste ano. Visitas gratuitas até 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e no sábado, das 9h às 14h30. O endereço do museu é rua Senador Fláquer, 470, Centro. Grátis.

Cinema – O filme ‘Federal’ será apresentado no Cineclube do Auditório Heleny Guariba neste sábado, às 19h. O drama policial, do diretor Erick Castro, mostra o trabalho de um grupo especial da Polícia Federal brasileira numa investigação sobre o tráfico internacional de drogas. (91’, 2010, indicação: 16 anos). A apresentação integra a programação especial do mês de julho, que homenageia o ator e diretor Selton Mello. A iniciativa é uma parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema). O auditório fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.
Lazer – A Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari estará aberta ao público no sábado e domingo, das 9h30 às 12h30, e das 13h30 às 16h30. O endereço é av. Utinga, 136, na Vila Metalúrgica. Já a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel funcionará no sábado e domingo das 9h às 12h e das 13h às 16h30. O parque está localizado na av. Dom Pedro II, 940, no Bairro Jardim. Grátis.

No domingo, das 7h30 às 13h30, para quem curte andar de bicicleta, a opção é a ciclofaixa de lazer, roteiro de cerca de 4 km pelo Centro da cidade, passando pelo Paço Municipal. No local, das 10h às 16h, acontece o projeto ‘Domingo no Paço’, que traz ao Paço Municipal o conceito de club-park, com muita música, dança, atividades recreativas, esportivas e de lazer, entre outros. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.
A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652. Ou no site:http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/.