Logo 4 2017

Santo André realiza Operação Salubridade Pública em parceria com a Polícia Militar Júlio Bastos/ PSA

A ação, realizada de forma pacífica, aconteceu na avenida São Bernardo e na rua Carijós

Santo André, 14 de junho de 2017 – A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Santo André, desencadeou na manhã desta quarta-feira (14) a Operação Salubridade Pública. A atuação ocorreu em dois pontos, na avenida São Bernardo e na rua Carijós (em terreno da Eletropaulo). A ação envolveu o 41º Batalhão de Polícia Militar, por meio da Força Tática, ROCAM e demais programas de policiamento, além de diversos órgãos da administração municipal.

“O objetivo da operação é dar uma chance às pessoas que estão subjugadas à força do vício, dando-lhes oportunidade de recuperação e encaminhamento para o mercado de trabalho e o resgate da cidadania. Paralelamente, o objetivo é enfraquecer o tráfico de entorpecentes e diminuir a ocorrência de crimes em geral, além de propiciar à sociedade uma percepção real de segurança pública”, afirma o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Alexandre Hanna.

A ação foi resultado de um trabalho conjunto de diversas secretarias em resposta à solicitação de moradores da região quanto ao uso do espaço para venda e consumo de drogas. A operação foi pacífica e visou desfazer o ponto de venda de entorpecentes, além de oferecer o encaminhamento aos usuários nas áreas de saúde e assistência social. Nenhuma das intervenções foi realizada empregando a força, sendo todas pautadas nos direitos dos cidadãos abordados.

Durante a ação foram abordados cerca de 30 usuários de drogas, dentre eles oito aceitaram ajuda, sendo cinco encaminhados para o Centro POP (Centro de Referência à População em Situação de Rua) no qual são oferecidas refeições, serviço de lavanderia e guarda de pertences. Dois foram encaminhados para o Pronto Atendimento Vila Luzita e um para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Foram apreendidos 3 kg de entorpecentes, três pessoas foram presas por tráfico e quatro foram detidas por porte de drogas, sendo uma delas adolescente. Foram apreendidos R$ 513 em dinheiro, um veículo foi removido ao pátio e sete animais em estado de abandono foram recolhidos.

Não houve nenhum tipo de violência ou retirada de pertences das pessoas que estavam nos dois pontos onde a ação ocorreu, mas a operação resultou na retirada de uma grande quantidade de entulho e lixo. Foram removidos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) 36 toneladas, sendo 24 toneladas somente na avenida São Bernardo. Na rua Carijós foram removidas até agora 12 toneladas de lixo e a previsão é que as 10 toneladas restantes sejam retiradas nesta quinta-feira (15).

Entre os órgãos da Prefeitura que também atuaram na operação, estão: Secretaria de Segurança Urbana, Guarda Civil Municipal de Santo André, Departamento de Engenharia de Trânsito, Secretaria de Saúde, Departamento de Controle Urbano, Conselho Tutelar e Secretaria de Inclusão Social.

A população poderá colaborar para o sucesso da operação transmitindo informações a respeito de irregularidades e crimes. Basta ligar para os telefones: 190 (em caso de emergência); Disque PM: 0800-0555- 190 ou Disque-Denúncia: 181.