Logo 4 2017

Prefeitura abre canteiro na rua das Bandeiras com avenida Dom Pedro II Destaque

Prefeitura abre canteiro na rua das Bandeiras com avenida Dom Pedro II

Intervenção integra o PAIT (Plano de Ação Imediata de Trânsito) e vai melhorar circulação de veículos na região

Santo André, 13 de junho de 2017 - A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), abriu na manhã desta quarta-feira (14) canteiro central no cruzamento entre a rua das Bandeiras e a avenida Dom Pedro II. A intervenção, que vai facilitar a circulação de veículos na região, integra o PAIT (Plano de Ação Imediata de Trânsito).

Para executar a alteração na via, foi instalada nova sinalização vertical (placas indicativas do sentido de mão de direção) e complementada a sinalização horizontal (faixa de pedestres). Também foram feitas melhorias na circulação de pedestres com a execução de rampas de acesso nas travessias. Agentes de trânsito farão o acompanhamento no local para orientação aos usuários da nova sinalização.

O cruzamento estava fechado desde a execução do canteiro central da Avenida Dom Pedro II, em 1990. Como parte das ações do PAIT, a intervenção terá como reflexo a melhoria da fluidez da circulação de veículos que chegam do bairro pela rua Catequese sentido av. Dom Pedro II e rua Padre Anchieta, melhorando também a fluidez da rua das Esmeraldas e rua Almirante Protogenes.

Plano de Ação Imediata de Trânsito - O PAIT tem como objetivo fazer ações de baixo custo para melhor a fluidez no tráfego da cidade. Diversos projetos e intervenções armazenados pelo DET por pedidos e solicitações de munícipes foram separados por áreas de atuação e definidos por ordem de prioridade.
Foram identificadas 262 intervenções, sendo 101 com projetos definidos, 66 em estudos adiantados e 95 em revisão de projetos antigos. Estas intervenções são projetos de sinalização horizontal e vertical, alteração de circulação, implantação de áreas de estacionamento rotativo (zona azul), faixas elevadas, novos semáforos, alterações geométricas, pequenos ajustes geométricos, etc.

A primeira fase do PAIT tem cronograma de implantação previsto para os próximos seis meses. São ao todo 23 projetos, que atendem 47 intervenções e englobam diversos serviços, como alteração de sentido de vias, abertura de acessos, repintura de sinalização horizontal, reforma e implementação de semáforos, que visam melhorar e organizar o tráfego.

Até o momento já foram executadas pelo PAIT: faixa elevada na rua Padre Manuel de Paiva x Monções; faixa elevada na rua Padre Manoel da Nobrega x rua Padre Vieira; alargamento na rua das Figueiras, entre rua Adolfo Bastos e av. Lino Jardim; sinalização no Jardim Santo André e intervenções na Área Escolar Hatsue Motomura/Kasato Maru.

Unidade de Comunicação e Eventos