Logo 4 2017

Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13)

Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) Júlio Bastos/ PSA

Até o momento, Santo André já vacinou mais de 74 mil pessoas; A campanha de vacinação vai até o dia 19 de maio
Santo André, 11 de maio de 2017 – Neste sábado (13) é celebrado o Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta data as ações de orientação da campanha são intensificadas e é dada a oportunidade para atendimento daqueles que fazem parte dos grupos prioritários, porém tem dificuldade de acessar a unidade durante a semana. Todas as unidades de saúde instaladas no município farão o atendimento das 8h às 17h e haverá também uma tenda montada na rua Coronel Oliveira Lima para divulgação e orientação dos munícipes. Até o momento, Santo André já vacinou mais de 74 mil pessoas. A campanha de vacinação vai até o dia 19 de maio.

Neste ano, o público-alvo representará aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2016 foram imunizadas 204.473 pessoas, porém a expectativa é que esse número aumente com a inclusão dos professores na campanha, após recomendação do governo federal.

Ao procurar uma unidade de saúde, é importante levar a carteira de vacinação para o registro. No caso dos pacientes com doenças crônicas, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina. Caso o local onde regularmente são atendidos não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas na hora da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la na unidade durante a realização da campanha.

O período para a realização foi escolhido por anteceder o inverno, época onde a doença tem maior incidência. As doses do Ministério da Saúde são repassadas aos municípios pelo governo do Estado gradativamente. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações e estes são os grupos mais vulneráveis da população. Neste ano, o município de Santo André já foram notificados 25 casos de H1N1, sendo 22 de residentes de Santo André, desses casos 4 foram confirmados e 3 evoluíram para cura. Neste ano, houve um óbito confirmado de Influenza A/H3 sazonal. A vítima era uma mulher de 80 anos, moradora da Vila Luzita, que tinha pneumopatia crônica, doença hepática crônica, diabete mélito, doença cardiovascular crônica. Ficou internada cinco dias em hospital privado.

Saúde Bucal – Aproveitando a movimentação de pessoas, durante a ação haverá também o início e dia “D” da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Por meio da campanha, a população poderá ser orientada para evitar os hábitos que podem levar ao câncer bucal, como o consumo excessivo de álcool, cigarro e outras drogas inalatórias e a prática de sexo oral sem proteção. Além disso, os interessados serão examinados e caso seja detectada alguma lesão, haverá o encaminhamento para os CEOs instalados no município. Para saber se a unidade mais próxima de sua residência estará contemplada pela ação e o horário de atendimento, o munícipe poderá se informar por telefone ou pessoalmente (http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/cidade-de-santo-andre/43-cidade-de-santo-andre/767-servicos).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André