Logo 4 2017

Parque Escola terá oficinas de Gastronomia Sustentável

Banana será o ingrediente da receita desta quinta-feira (16) Banana será o ingrediente da receita desta quinta-feira (16) Divulgação/ PSA

Objetivo é combater o desperdício e promover alimentação saudável; oficina que terá receita de bolo de casca de banana e

farofa de talos acontece na próxima quinta-feira (16)

Santo André, 14 de março de 2017 - O Brasil desperdiça cerca de 40 mil toneladas de alimentos por dia, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), divulgados em 2016. Para combater esse panorama ruim e ainda promover a disseminação da importância de hábitos alimentares saudáveis, oParque Escola - Escola de Educação Ambiental Parque Tangará e a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) se uniram para criar o projeto “Gastronomia Sustentável e Saudável”.

A iniciativa vai oferecer todo mês uma oficina gratuita com informações sobre como aproveitar integralmente os alimentos, a partir da conscientização da sustentabilidade, com receitas que ensinam, por exemplo, como utilizar talos de verduras, folhas de legumes, casca de frutas e sementes no preparo de pães, doces, sobremesas, pratos quentes, saladas e sucos. A primeira oficina do projeto aconteceu no dia 21 de fevereiro, e ensinou como fazer bolo de abobrinha e suco de inhame com limão.

“Estas oficinas têm como objetivo demonstrar as possibilidades de economia  no preparo de uma alimentação saudável, sem desperdícios, respeitando a natureza, bem como o  significado cultural das práticas alimentares.Os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos esses componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Além disso,  as receitas que serão ensinadas poderão ser ótimas para quem procura uma forma diferente de gerar renda”, disse a coordenadora do Parque Escola, Sílvia Morisco.

Na próxima quinta-feira (16), acontece a oficina que vai ensinar a fazer bolo de banana com casca, suco de horta e farofa de talos, das 9h às 11h. É preciso fazer inscrições antecipadas.

Oficina de Gastronomia Sustentável e Saudável

Data: quinta-feira (16), às 9h

Escola de Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola

Rua Anacleto Popote, 46 - Valparaiso