JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 2259

Valor da cesta básica tem alta de 2,05%

Valor da cesta básica tem alta de 2,05% Miguel Denser/PSA

Na variação semanal, dos 34 produtos pesquisados, 24 registraram alta, enquanto nove apresentaram queda e um não sofreu variação no preço.

Santo André, 12 de maio 2016 – Pesquisa desta semana elaborada pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) registrou alta no conjunto de itens que compreende a cesta básica. Com a variação positiva de 2,05%, ou custo adicional de R$ 11,09, a média de preços para aquisição dos 34 produtos ficou em R$ 552,02, ante R$ 540,93 na semana passada. Já na avaliação preço a preço, 24 itens registraram alta, enquanto nove apresentaram queda e um não sofreu variação no preço. Os destaques negativos desta semana foram o tomate e a laranja com alta de 12,45%.

“O fator mais provável e significativo para essa variação é a época do mês, logo após o quinto dia útil, com poucas promoções nos mercados. Contrariando a lei de oferta, uma vez que a safra de laranja é abundante nesta época do ano, o preço da fruta subiu; o motivo continua sendo a semana de pagamento de salários. Os preços em queda foram muito poucos e as quedas foram pouco relevantes”, justificou o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pelo levantamento, Fábio Vezzá de Benedetto.

Os outros itens que também apresentaram alta nesta semana foram a carne bovina de primeira, que ficou 6,16% mais cara, e o pacote de macarrão do tipo espaguete, que encareceu 6,01%.

A boa notícia, no entanto, foram as retrações de preços em quatro itens geralmente presentes na dispensa dos brasileiros: recuo de 3,05% para a esponja de aço; 3,10% na unidade do alface; 2,29% no quilo frango; e 1,83% no quilo da batata.

A respeito da Craisa

Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escola e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como sacolões, varejão, feiras livres, dentre outros. Faz parte deste conjunto de ações a Ceasa Grande ABC – também instalada no equipamento –, que integra as diversas instâncias e compõe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.

Localizado na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispõe também às quartas-feiras, das 5h às 10h, e às sextas-feiras, das 17h às 22h, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo local, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas 850 vagas de estacionamento no local.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.

Links:

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre

Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emQuinta, 12 Maio 2016 17:13