Guarda Municipal participa de ação que teve pessoas presas e dois veículos recuperados

Veículo suspeito foi avistado pela Central de Monitoramento Veículo suspeito foi avistado pela Central de Monitoramento Divulgação/PSA

Ação aconteceu na manhã desta terça-feira (29), por volta das 9 horas

Santo André, 29 de dezembro de 2015- A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André participou na manhã desta terça-feira (29) de uma ação que levou à prisão de três homens e apreensão de dois veículos. A ação teve início por volta das 9h, quando a GCM e a Polícia Militar iniciaram uma perseguição pela Avenida Portugal. A Central de Videomonitoramento avistou um dos veículos a Fiorino branca placas FVR 1108 pela Praça Kennedy, Vila Bastos, a viatura da GCM 1270 estava no encalço do veículo que foi apreendido e o motorista foi preso.

O outro veículo, um Palio prata placas DUG 2503, foi perseguido por uma viatura da Polícia Militar. Dentro do carro estavam três pessoas que, na fuga, atropelaram um motoqueiro. Nas proximidades da rua Príncipe de Gales, os ocupantes do carro abandonaram o veículo e fugiram a pé, sendo apreendido o veículo. A PM conseguiu capturar um dos fugitivos e a CGM capturou um outro nas proximidades do núcleo Tamarutaca. O terceiro homem conseguiu fugir. Também foi apreendida uma arma calibre 38.

De acordo com a CGM, o veículo Fiorino tinha sido roubado em maio de 2015 e vinha sendo usado em roubos de carga. Um dos homens presos era procurado pela Justiça.

A ocorrência foi apresentada no 4º Distrito Policial pela Guarda Municipal.

Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária

A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.

A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 516 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa: