Sabina promove minicurso gratuito de reconhecimento do céu

Aulas acontecerão dentro da cúpula do Planetário e Teatro Digital Aulas acontecerão dentro da cúpula do Planetário e Teatro Digital Divulgação/PSA

Inscrições devem ser feitas por e-mail a partir do dia 6 de janeiro, para participar é preciso ter 16 anos ou mais

Santo André, 29 de dezembro de 2015 - Que tal aproveitar as férias de janeiro para conhecer um pouco mais sobre astronomia? O Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, vai promover um minicurso gratuito de reconhecimento do céu, com aulas nos dia 23 e 30 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas por e-mail de 6 a 20 de janeiro. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo o coordenador científico do Planetário, Daniel Soler, o curso tem como objetivo apresentar para os iniciantes conceitos básicos sobre os principais elementos da esfera celeste, como os pólos norte e sul celestes, o equador celeste ou o plano da órbita da Terra em torno do Sol, bem como indicar quais são os principais astros visíveis a olho nu e como localizá-los no céu. As aulas acontecem em dois sábados, das 9 horas às 11h na sala de projeções do Planetário.

Para participar é preciso ter acima de 16 anos. Estão disponíveis 120 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada das fichas de inscrições.

Observação Noturna – Também é preciso fazer inscrições antecipadas para participar da primeira observação noturna do céu de 2016, que acontecerá no sábado, 16 de janeiro, às 20 horas. A atividade acontece na área externa da Sabina, no Núcleo de Observação do Céu (NOC), com os binóculos e telescópios do espaço.

Em caso de céu nublado ou chuvoso, a equipe do NOC irá realizar atividades de reconhecimento e exploração do céu de maneira virtual, por meio de softwares astronômicos de simulação em lousa interativa.

Nesse caso, também é necessário ter 16 anos completos. Os menores precisam estar acompanhados por um adulto, sendo que todos precisam fazer as inscrições por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Minicurso de reconhecimento do céu na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Data: sábados, 23 e 30 de janeiro, das 9h às 11h
Local: Planetário e Teatro Digital de Santo André
Rua Juquiá, s/nº (altura do nº 135) - Vila Eldízia

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa: