JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1850

Cinesolar leva cinema e sustentabilidade às escolas

Lançamento do projeto aconteceu nesta terça(6), no Parque Escola Lançamento do projeto aconteceu nesta terça(6), no Parque Escola Diego Barros/ PSA

Projeto prevê sessões de cinema movido a luz do solar e oficinas sobre meio ambiente

Santo André, 7 de outubro de 2015 – Um furgão todo grafitado com desenhos de plantas estaciona na frente da unidade escolar e de dentro dele é retirado um telão, 200 assentos, um projetor e todo o aparato para a realização de uma sessão de cinema movido a luz solar. Isso porque, no teto do veículo existem placas que captam a energia do Sol para que à noite sejam transmitidos filmes nacionais. Assim funciona o Cinesolar, o projeto de cinema itinerante lançado ontem, no Parque Escola, em Santo André.

Estão programadas 23 apresentações do Cinesolar nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) até maio do ano que vem. “A programação está sendo discutida com a direção dos equipamentos públicos”,explica a gerente Cláudia Felician de Lima. A primeira apresentação está marcada para o dia 19 de outubro, no Cesa Cata Preta.

Com a chegada do furgão do projeto à escola, serão transmitidos filmes com temáticas socioambientais, como o aquecimento global e a importância no uso racional dos recursos naturais, para os alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Para os alunos do ensino fundamental, serão realizadas palestras-show sobre sustentabilidade, oficinas como a de produção de instrumentos musicais e de música orgânica (ou seja, criação de música em grupo com os instrumentos produzidos com material reciclável) e de grafite com pigmentação natural.

O furgão é equipado ainda com a “ Cabine do DJ” , que chama a atenção por ser colorida e iluminada, com um boneco vestido de DJ, que toca músicas do mundo inteiro. A cabine é feita com 70% de material reciclável. O público terá, ainda, a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de captação e transformação da energia solar para a elétrica.

“ É um prazer imenso ter esse projeto ousado em Santo André, que une arte, sustentabilidade e cinema para que os estudantes aprendam de forma divertida e interessante”, afirmou o secretário de Educação, Gilmar Silvério. Segundo o prefeito Carlos Grana, é muito importante difundir a importância desta energia limpa, que não causa prejuízo ao meio ambiente.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o Instituto Acqua e a Brazucah, uma produtora cultural especializada em circuitos alternativos de exibição de filmes brasileiros, idealizadora do projeto.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Mais informações para a imprensa

Última modificação emTerça, 20 Outubro 2015 09:47