Logo 5 2017

 

Menu

Turismo

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

Localizada a cerca de 20 km da capital, Santo André é a sexta maior cidade do estado de São Paulo levando-se em conta o PIB (Produto Interno Bruto). Com população de cerca de 673 mil habitantes (Censo de 2000), além da vocação industrial e de prestação de serviços, o município oferece também uma série de atrações aos visitantes.

PacoMunicipal Foto por Julio Bastos - PSA. 36

Fotos: Júlio Bastos - PSA
Paço Municipal
- Um dos destaques é o Paço Municipal, construído no final da década de 1960 com projeto da empresa Rino Levy Arquitetos Associados e do paisagista Roberto Burle Marx. Numa área de mais de 80 mil m², o local abriga, além do Prédio do Executivo, a Câmara Municipal, o Fórum, o prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, com a Biblioteca Nair Lacerda, o Salão de Exposições e o Teatro Municipal.

O Teatro Municipal de Santo André, inaugurado em 1971, oferece três palcos de funcionamento simultâneo, com acústica perfeita e fosso para a orquestra com capacidade para 45 músicos. Desde a estreia, com a peça “Guerra do Cansa Cavalo”, de Osman Lins, em uma produção do Grupo de Teatro da Cidade (GTC) e com a participação de atores como Sônia Guedes, Antonio Petrin, Claudio Correia e Castro e direção de Celso Nunes, o local já recebeu as principais atrações teatrais e musicais do circuito nacional.

Dois trabalhos de Burle Marx se destacam para o visitante mais atento no Paço: o espelho d’água e o tríptico (três painéis em concreto), localizados na entrada do Teatro Municipal e a tapeçaria instalada no Salão Nobre, no 9º andar do Prédio do Executivo. Com cerca de 26 metros de comprimento por 3,3 metros de largura, é a maior realizada pelo paisagista e artista.