Logo 5 2017

 

Menu

Circuito Religioso

  • Escrito por Super User

Definição MTUR - Turismo Religioso

“O Turismo Religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.

O Turismo Religioso está relacionado à religiões institucionalizadas tais como as afro-brasileiras, espírita, protestantes, católica, as de origem oriental, compostas de doutrinas, hierarquias, estruturas, templos, rituais e sacerdócio.
A busca espiritual e a prática religiosa, nesse caso, caracterizam-se pelo deslocamento a espaços e eventos para fins de:
• Realização de peregrinações e romarias
• Participação em retiros espirituais
• Participação em festas e comemorações religiosas
• Contemplação de apresentações artísticas de caráter religioso
• Participação em eventos e celebrações relacionados à evangelização de fiéis
• Visitação a espaços e edificações religiosas (igrejas, templos, santuários, terreiros)
• Realização de itinerários e percursos de cunho religioso
Muitos locais que representam importante legado artístico e arquitetônico das religiões compartilham interesses sagrados e profanos dos turistas. Destaca-se, assim, que as viagens motivadas pelo interesse cultural ou apreciação estética do fenômeno ou do espaço religioso serão consideradas simplesmente Turismo Cultural.”

INTRODUÇÃO 

Em comemoração ao 124º. Aniversario do Padroeiro Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba será dado inicio ao projeto de Turismo Religioso para a cidade de Santo André a ser realizado pelo Departamento de Turismo em parceria com a Diocese de Santo André, durante o mês agosto em que acontecem as festividades do padroeiro na cidade.

A Festa do Padroeiro trata-se de uma manifestação religiosa das mais antigas e tradicionais do município. Curiosamente, na liturgia católica, o Bom Jesus é comemorado no dia 06 de agosto. Apenas em Paranapiacaba o dia comemorativo do Bom Jesus era o dia 08 de agosto; talvez esse fato se explique pela incorporação do “tríduo” ao festejo.

Em 1889, a população católica da vila se organiza e é fundada a “Irmandade do Senhor Bom Jesus”, associação religiosa de leigos, que elegeu como sede da entidade a própria Capela, que recebeu em sua fachada a inscrição dessa data. A data em questão ainda pode ser vista hoje. A “Irmandade do Bom Jesus” administrava a Igreja e seus cultos, organizava as festas e procissões religiosas, reforçando o vínculo da Igreja com a comunidade católica. É a Irmandade do Bom Jesus que instaura o dia 08 de agosto como a data comemorativa de louvor ao Padroeiro Bom Jesus. Nessa data, passam a ser realizadas a festa do Padroeiro e a procissão, tradições religiosas mais antigas daquela que viria a ser, um dia, a cidade de Santo André.

Em 2013, por uma iniciativa da Paróquia da Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, Comissão de Festejos e moradores, iniciou-se um movimento de resgate da história da festa, que contará com o retorno da Procissão do Padroeiro. A pesquisa foi conduzida por Eduardo Pin, historiador e monitor ambiental e cultural da vila, que num trabalho prospectivo resgatou boa parte da memória desta importante festividade de Paranapiacaba. A Diocese de Santo André por sua vez, está participativa e arrebanhando fiéis para difundir e vivenciar esta tradicional festividade do município.

O resgate ao formato tradicional tem mostrado resultado bastante positivo para estima católica e tem apresentado crescente potencial no incremento do Turismo Religioso em Santo André.

Neste ano tivemos a participação de três paróquias importantes da cidade, esperamos que essa adesão dobre para o ano que vem, a comemoração aconteceu em todos os finais de semana do mês de agosto e terá seu encerramento no dia 01 de setembro (domingo). A festa contou com a tradicional missa aos domingos e no dia 06 de agosto (terça-feira), dia do aniversário do padroeiro, quermesse com barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras, apresentações musicais abertas a toda a comunidade e com a Procissão do Padroeiro, que acontecerá no próximo sábado (31), com início às 16h na Parte Baixa da vila.

Na Procissão do Padroeiro, que ocorrerá na última semana da comemoração, a imagem do Bom Jesus sairá da igreja e será levada à casa de um fiel na Parte Baixa. A cada dia a imagem será levada a uma casa diferente, sendo que no sábado (31) ela retornará com a procissão, com moradores carregando a imagem do Bom Jesus de volta à igreja.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Informações Turísticas da Vila: 11 4439-0237.
Local: Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, Largo da Igreja, s/n, na Parte Alta da Vila.
Histórico da Festa do Padroeiro – O Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba

Religiosidade no Alto da Serra

Em Paranapiacaba, a religiosidade foi elemento de coesão da população simples, escassa e dispersa nos patamares e arredores da ferrovia. Representou uma necessária ideia de unidade, uma espécie de “vontade única” daquela comunidade, que num primeiro momento era formada por imigrantes portugueses, espanhóis e italianos, que tinham na religião católica seu ponto convergente. As obras ligadas à Igreja e à religião, sem dúvida, foram realizadas graças à colaboração de todos, marcando uma identidade que ia além das diferenças de nacionalidade e hierárquicas do trabalho. Independente de crença religiosa, manter as tradições da primeira igreja local, significa do ponto de vista da preservação, recompor a paisagem cultural da Vila de Paranapiacaba.

Devoção ao Senhor Bom Jesus no Brasil

A Igreja Católica comemora no dia 6 de agosto a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, data muito especial no Brasil, onde seus filhos também contemplam a face de Jesus pela insigne veneração ao Senhor Bom Jesus, segundo descreve a Professora Doutora Patrícia Martins da Faculdade Dom Bosco:

“ No Brasil, a devoção do Senhor Bom Jesus, integra nosso patrimônio cultural, ou seja, faz parte de uma tradição trazida para o Brasil junto com os portugueses, e preservada em diferentes localidades pela devoção dos fiéis e dos párocos em suas paróquias. Encontramos a presença de Capelas, Igrejas, Basílicas e Santuários de devoção ao Nosso Senhor Bom Jesus, espalhadas por todo o território de colonização portuguesa, sendo assim algo que faz parte da cultura portuguesa. Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil. Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. O santuário de Pirapora, Iguape e Tremembé no estado de São Paulo e da Lapa na Bahia, são ainda hoje, lugares de grande importância, envolvendo diariamente muitos fiéis. Mas, em todo o Brasil, muitas Igrejas e Capelas foram construídas para preservar a imagem do

Nosso Senhor Bom Jesus, que está sempre associada aos milagres de prosperidade do lugar onde ela se encontra. Milagre que também é uma expressão de fé dos fiéis que o cultuam. Com isso, vemos que a prática do culto ao Nosso Senhor Bom Jesus começa junto coma história do Brasil, começa junto com a história dos primeiros povoados que viraram cidades, e se confunde com a história de vida das pessoas que preservaram seu culto, passando-o de geração em geração. O culto do nosso Senhor Bom Jesus é um ato de fé, proteção e prosperidade. Entender a devoção do Senhor Bom Jesus, implica entender um aspecto muito valioso da colonização brasileira, de certo modo, pouco explorada pelos livros de história. O português colonizador, mesmo não sendo um missionário, um religioso, se considerava um predestinado, um protegido, e enviado por Deus. O colonizador se considerava um cavaleiro de Deus, fundava o povoado em nome do cristianismo, num gesto de devoção à religião católica. Para garantir, no Brasil, a continuidade das práticas religiosas, os portugueses, traziam consigo seus oragos. O orago era o santo protetor da família. Cada família tinha, em sua casa, comumente, um altar com o seu santo protetor. Na medida em que os portugueses foram se instalando no Brasil, nas fazendas e povoados, capelas foram construídas para assegurar ainda mais o momento de comunhão garantido nas práticas de culto ao orago - santo protetor.

A Capela e a Igreja apresentavam-se como primeiro vestígio da presença do colonizador português em solo brasileiro. Os primeiros povoados se formam sempre em torno de um fundador, que também é um bem-feitor um patrono do lugar, àquele que então levava e patrocinava, com a graça do seu Santo Padroeiro, a civilização daquela localidade. Patrono e padroeiro se confundiam numa única pessoa. Cabia ao patrono, fundador do lugar, o zelo pelo local de devoção do padroeiro. O Santo Padroeiro se tornava uma referência para todos aqueles que, naquele povoado, fixava sua morada, não raro, se identificando com a personalidade do Santo Padroeiro. A imagem do Nosso Senhor Bom Jesus, geralmente, aparece marcada pelo estigma, com as marcas do suplício do cristo crucificado que sofre e não perde o seu amor e bondade. Sua imagem é interpretada e sentida como um símbolo de apoio aos que sofrem e mesmo assim não deixam de cultivar a felicidade em seu coração. Como todo culto, a veneração ao Nosso Senhor Bom Jesus no dia 6 de agosto, é um espaço de comunhão e meditação que revigora os fiéis no caminho das suas buscas.

A Construção do Cemitério e da Igreja de Paranapiacaba

A notícia da construção da ferrovia atraiu Bento José Rodrigues da Silva, comerciante português e possuidor de terras em Quatinga. Bento José abriu um carreiro desde aquela povoação até a vereda onde os ingleses estavam construindo a Estrada de Ferro, chegando ao fim da empreitada em 23 de janeiro de 1862. Junto à rua que hoje se denomina Rodrigues Quaresma, construiu um ranchinho de pau-a-pique para morar, sendo considerado o pioneiro a ocupar aquela encosta. Depois de instalado, requereu do governo e foi-lhe concedida uma gleba de 40 alqueires. Foi Bento José que loteou a gleba em pequenos terrenos, vendidos aos que desejam construir suas moradias no local, e que também doou a porção de terreno onde, anos mais tarde, serão construídos o Cemitério e a Igreja de Paranapiacaba. Fato pouco comum quando do surgimento de povoados, o cemitério, em Paranapiacaba, é muito anterior à Igreja. Devido ao grande número de óbitos de trabalhadores imigrantes que sucumbiam às doenças tropicais e também devido aos graves acidentes ocorridos nas obras de construção da estrada de ferro, o cemitério teve aprovação da Cúria de São Paulo, em 06 de abril de 1863, para ser construído, passados apenas dois anos da instalação do acampamento de obras e quatro anos antes da inauguração da estrada. Sabendo da existência de britânicos anglicanos e presbiterianos na localidade, o Bispo recomenda, naquela mesma ordem de provisão:
“... não se enterre no campo santo, protestantes, a fim de não profanar a fé católica...”.

Para a realização de atos religiosos, consta, como registro mais antigo, no ano de 1880, a existência de um oratório. Em 02 de fevereiro de 1884, é eleita uma comissão de obras para a construção de uma Capela. Para tal, foi escolhido o ponto mais alto do Morro e, no dia seguinte, a pedra fundamental foi lançada. Em 08 de agosto do mesmo ano, a Paróquia de São Bernardo concede licença para a celebração da primeira Santa Missa na “Capela do Alto da Serra”. Assim o romancista Júlio Ribeiro descreve a “Capela” na obra A Carne:
“À direita, em anfiteatro pelo dorso escalavrado de uma eminência, casebres miseráveis; sobre o rechano uma igrejinha rústica, desgraciosa e malfeita, com três janelas e com dois simulacros de torres, a picar de branco o azul do céu e o verde da mata; é o alto da Serra...”

A Irmandade do Senhor Bom Jesus

Em 1889, a população católica da vila se organiza e é fundada a “Irmandade do Senhor Bom Jesus”, associação religiosa de leigos, que elegeu como sede da entidade a própria Capela, que recebeu em sua fachada a inscrição dessa data. A data em questão ainda pode ser vista hoje. A “Irmandade do Bom Jesus” administrava a Igreja e seus cultos, organizava as festas e procissões religiosas, reforçando o vínculo da Igreja com a comunidade católica. É a Irmandade do Bom Jesus que instaura o dia 08 de agosto como a data comemorativa de louvor ao Padroeiro Bom Jesus. Nessa data, passam a ser realizadas a festa do Padroeiro e a procissão, tradições religiosas mais antigas daquela que viria a ser, um dia, a cidade de Santo André.

Festa do Padroeiro Bom Jesus: A procissão, o tríduo, a missa e a quermesse

Diversas associações comunitárias, católicas ou não, revezavam-se na organização de diferentes eventos na vila. Muitos desses eventos eram utilizados pelos padres para atrair o povo para a Igreja, escreveu Carlos Porrini, referindo-se à Paranapiacaba, em 1911
“...Precisa aqui fazer muita festa para chamar a atenção da fé destes parochianos...”, (cf. FERREIRA; PASSARELLI; PERRONE SANTOS, 1990, p. 15).

Foi entre os anos de 1930 e 1950 o período de maior religiosidade e fé na Vila de Paranapiacaba. Podemos constatar isso nas memórias registradas por Corina Vasconcelos Pinheiro, que escreveu, em meados de 1930, sobre as comemorações da Festa do Padroeiro:
“... era no dia 06 de agosto que começava o tríduo para as celebrações do Dia do Padroeiro. A imagem do Bom Jesus era envolta em seu manto de veludo vermelho que era caprichosamente bordado pelas religiosas mais devotas, o andor era decorado com muitas flores e depois carregado pelos fiéis para fora da igreja, dava-se início à solene procissão do Bom Jesus... a imagem era conduzida pelos fiéis e descia a ladeira em direção à ponte durante o cortejo, os fiéis agradeciam as graças alcançadas cantando hinos e entoando vigorosas rezas e ladainhas, todos paravam por onde passava a procissão e o Santo era aplaudido... na frente iam os Padres e atrás deles os coroinhas vestidos com opas brancas levavam flores nas mãos abrindo o caminho para o andor do Senhor Bom Jesus passar... Havendo serração no dia da procissão, os devotos ferroviários sinalizavam o caminho com latas deixadas no chão, estas latas estavam abastecidas com óleo queimado obtido nas máquinas da estrada e acessas demarcavam como um corredor de fogo o caminho para a passagem do cortejo.... A procissão avançava lentamente até tomar por completo o espaço da ponte, daí a imagem seguia para a casa do primeiro dia, pois será sucessivamente acolhida em 03 casas distintas, por três dias, uma casa a cada dia. As famílias disputavam a honra de serem escolhidas pela irmandade para acolherem em oração a imagem do Jesus, era crença, serem muito abençoados os moradores que recebessem o Padroeiro em seu lar. Na tarde do dia 08 de agosto, passado os três dias de oração, a imagem em nova procissão, era reconduzida para a Igreja no Alto do Morro, no largo da igreja o cortejo religioso era recebido com grande festa, após a Missa para a rentronização da imagem, começavam os festejos propriamente ditos, autorizado pelo Padre, dava-se início a quermesse com muitas barracas de comes e bebes afim de angariar fundos para as obras da Paróquia...” (NEGRELLI, 1986)

Curiosamente, na liturgia católica, o Bom Jesus é comemorado no dia 06 de agosto. Apenas em Paranapiacaba o dia comemorativo do Bom Jesus era o dia 08 de agosto; talvez esse fato se explique pela incorporação do “tríduo” ao festejo. Em 1989, o depoimento do Sr. Alencar Shimella também descreve os atos da procissão:

“...todos os santos saiam às ruas, os homens e mulheres vestiam opas. Na abertura tocava a Banda Lyra e tudo ocorria com a maior pompa, necessária para expressar a fé do povo, seja ele frequentador ou não dos atos da igreja. As casas do trajeto da procissão eram sempre enfeitadas, e na frente de todos os santos, seguia a imagem de São Sebastião, para evitar que chovesse durante o percurso ...”
Outro relato de memória de João Guido Negrelli, nascido no Alto da Serra em 1906.

“...Procissão havia, mesmo com forte neblina, morro abaixo para depois subir carregando os andores, pior descer do que subir. Com banda musical do local, tudo igual as procissões que se realizam em todo o mundo, guardadas as devidas proporções, simplicidade, religiosidade e muito calor humano”

Na atualidade, passados mais de 120 anos da fundação da Irmandade, a comissão de festejos da Igreja reclama a falta de devotos para manter essa tradição. Desde o ano de 2005, a procissão dos fiéis não desce até a Parte Baixa. Maria Aparecida Signato Marques, atual coordenadora da comissão da Paróquia, desabafa:
“... a maioria dos fiéis tem agora mais idade, e como alguns têm problemas de saúde, atualmente, não é mais possível carregar o andor até a Parte Baixa, no dia do Padroeiro...”
Pesquisa realizada por Eduardo Pin da AMA- Paranapiacaba para a “Comissão da Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba” em 24.07.2013

Segmento Religioso – Catolicismo
A cidade de Santo André possui ao todo 24 paróquias, 18 capelas, 2 comunidades e 1

Sociedade Católica

• PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM
Endereço: Rua Oratório, 1.458 – Parque das Nações
09280-000 – Santo André/SP – Telefone: (11) 4472-8444 / Res.: 4472-8100
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Frei José Raphael Júnior, OFM Conv.
Vigário Paroquial: Pe. Frei Lauro Diogo Apolinário, OFM Conv.
Irmão Religioso: Frei Everson Garcia, OFM Conv.
Residência: Rua Oratório, 1458 – Parque das Nações
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


• PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Rua Piracanjuba, 42 – Parque João Ramalho
09290-060 – Santo André/SP – Tel.: 4479-8740
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Odair Gonçalves Bezerra
Residência: Rua Igapira, 259 – Parque Jaçatuba
09290-560 – Santo André/SP – Tel.: 4476-5087

• CAPELA SÃO JOSÉ
Av. Guaratinguetá, 150 – Jd. Alzira Franco, CEP 09290-270
Santo André/SP

• CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
Trav. Clivea, s/n – Jd. Sorocaba
Santo André/SP

• PARÓQUIA SÃO CAMILO DE LÉLLIS
Rua São Camilo, 53 – Bairro Camilópolis
09230-600 – Santo André/SP – Tel.: 4461-3450
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Administrador Paroquial: Pe. Vagner Franzini

• PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
Praça Santo Antônio, s/n – Jd. Santo Antônio
09240-430 -Santo André/SP – Tel.: 4996-4883 / Fax: 4997-2501
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Ascenzo Venditti (Pe. Enzo)
Residência: Av. Alfredo Maluf, 235 – Jd. Santo Antônio
09240-410 – Santo André/SP

• PARÓQUIA SANTA TERESINHA
Praça Rui Barbosa, s/n – Santa Teresinha
09210-620 – Santo André/SP – Tel.: 4996-3506
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Jorge Wasilewski
Residência: Alameda São Bernardo, 110 – Santa Teresinha
09210-725 – Santo André/SP – Tel.: 4996-1685

• PARÓQUIA SANTA MARIA GORETTI
Rua Nova York, 20 – Vila Metalúrgica
09220-780 – Santo André/SP – Tel.: 4997-0301
http://www.facebook.com/smariagoretti
Pároco: Pe. José Herculano Vicente
Residência: Rua Santa Maria Goretti, 143 – Vila Metalúrgica
Telefone: (11) 4461-1084

• CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
Endereço: Rua Seul, s/n – Utinga

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Rua Carmem Miranda, 529 – Jardim Sônia Maria
Tel.: 4549-2393
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Administrador Paroquial: Pe. Sidcley Alves Machado

• CAPELA SÃO SEBASTIÃO
Rua da União, s/n – Bairro Sônia Maria
Santo André/SP

• PARÓQUIA SANTA GEMMA GALGANI
Rua Paulino de Lima, 40 – Jd. Ana Maria
09260-610 – Santo André/SP – Tel.: 4975-1585
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Frei Luiz Favaron, OFM Conv.
Vigário Paroquial: Pe. Frei Zelírio Pedro Malacarne, OFM Conv.
Residência: Rua América do Sul, 235 – Pq. Novo Oratório
Telefone: (11) 4472-2844 / 4472-8100

• CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
Favela Conjunto Oratório

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Endereço: Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuça
Telefone: (11) 4479-0899
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.fatimasantoandre.org.br
Administrador Paroquial: Pe. Renato Aparecido da Cruz Souto (Pe. Renatinho)

• CAPELA SÃO MIGUEL ARCANJO
Rua Anhaia, 678 – Vila Curuçá
Santo André/SP – Tel.: 4475-5768
Horário de atendimento: 14h30 às 17h30

• CAPELA NOSSA SENHORA DO CARMO
Cemitério Curuçá – Rua Coréia, s/n

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM PARTO
Rua Campos do Jordão, 232 – Vila Clarice
09250-750 – Santo André/SP – Tel.: 4479-2996
Pároco: Pe. José Cirilo Viana de Oliveira
Residência: Rua Cubatão, 100 – Vila Clarice – 09250-730 – Santo André/SP

• CAPELA SANTA ISABEL
Rua Nereu Ramos, 98 – Jd. Utinga CEP 09250-260 – Santo André/SP

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Rua Málaga, 380 – Parque Capuava
09271-090 – Santo André/SP – Tel.: 4472-3391
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Antônio Moura da Silva
Vigário Paroquial: Pe. Rinaldo Trebbi Lotierzo

• CAPELA SÃO SEBASTIÃO
Rua Iraúna, 565 – Parque Erasmo Assunção
Santo André/SP

• CAPELA SANTO ANTÔNIO DE SANTANA GALVÃO E SÃO TIAGO
Rua Ferrari, 101 – Favela de Capuava
Santo André/SP

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Rua Madagascar, 195 – Parque Novo Oratório
09260-090 – Santo André/SP – Tel.: 4472-3066
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. Frei Itacir Gasperin, OFM Conv.
Vigário Paroquial: Pe. Frei Wilmar Villalba Ortiz, OFM Conv.
Residência: Rua América do Sul, 235 – Parque Novo Oratório
09260-020 -Santo André/SP – Tel.: 4472-2844

• CAPELA MARIA IMACULADA
Rua Fenícia, 774 – Parque Novo Oratório CEP 09260-230

• SOCIEDADE SÃO MIGUEL
Rua Centenário, 28 – Vila Bastos
09040-370 – Santo André/SP – Tel.: 4438-4429 / Fax: 4438-4333
Contato: Sr. Nicolau: Tel.: 8214-5251
Padre Alemão: Pe. Georg Fischer
Presidente da Sociedade São Miguel: Dona Irene Maria Jirdik Ribeiro Pereira

• PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
Rua Vitória Régia, 933 – Bairro Campestre
09080-320 – Santo André/SP – Tel.: 4991-3181 /Fax: 4991-2110
Pároco: Pe. Hectore Antônio Pissi de Carli
Vigário Paroquial: Pe. Odelardo Lourenço Pinto Junior
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.santuariosaojudas.org.br

• PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Rua Bela Vista, 215 – Jardim Bela Vista
09041-370 – Santo André/SP – Tel./ Fax: 4994-0998 / Res.: 4994-8980
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pároco: Pe. José Pedro Teixeira de Jesus
Diácono Gervásio da Silva
Diácono Mauro Aldo Facciolongo

• PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina
09090-300 – Santo André/SP – Tel.: 4438-2968 / res.: 4994-0601/ Fax: 4994-0601
Pároco: Pe. Frei José Moacyr Cadenassi, OFM Cap.
Vigário Paroquial: Pe. Frei Edmar Hermínio da Silva, OFM Cap.
Uso de Ordem: Frei Ernani de Paula, OFM Cap.
Pós Noviço: Frei Carlos Henrique da Silva
Pós Noviço: Frei Rafael Donizete Corrêa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
01. Centro Comunitário Tamarutaca
Rua sete, s/n – Tamarutaca CEP 09071-000
Santo André/SP – Tel.: 4427-3790

• PARÓQUIA MATRIZ SANTO ANDRÉ
Praça Presidente Vargas, 01 – Vila Assunção
09030-320 – Santo André – SP – Tel.: 4436-4798 – Res.: 4438-2152
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.is.gd/matrizsa
Pároco: Pe. Danilo Ravanello, SC
Vigário Paroquial: Pe. Jacob Bordin, SC
Vigário Paroquial: Pe. Nadir Bordin, SC

• PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
Rua Padre Agnaldo Sebastião Vieira, 70 – Bairro Pinheirinho
09190-160 – Santo André/SP – Tel.: 4426-6462/res. 4426-4687
Pároco: Pe. Adenízio Leonardo Miranda
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Capela Nossa Senhora do Paraíso
Rua Curupaiti, 59 – Bairro Paraíso – Santo André/SP

• PARÓQUIA SANTA LUZIA/ SÃO CARLOS BORROMEU
Avenida Príncipe de Gales, 637 – Bairro Príncipe de Gales
09060-650 – Santo André/SP – Tel.: 4990-6430
Pároco: Pe. Romeu Leite Isidoro

• Capela São João Bosco
Rua São Francisco, 96 – Bairro Valparaíso CEP: 09060-420
Santo André/SP – Tel.: 4438-4125 Sr. Antônio

• Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Salão Comunitário)
Rua Júlio Ribeiro, 100 – Sacadura Cabral
Santo André/SP – Tel.: 4421-4799 Sra. Maria Inês

• PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Rua das Paineiras, 152 – Bairro Jardim
09070-220 – Santo André/SP – Tel.: 4436-3530
Pároco: Pe. Jorge Nogueira

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PARAÍSO
Rua Macaúba, 403 – Bairro Paraíso
09190-650 – Santo André/SP – Tel.: 4426-8907 – Fax: 4425-8692
Pároco: Pe. Vanderlei Ribeiro
Uso de Ordem: Pe. Hildebrando Rodrigues de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.paraiso.org.br

• Capela São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia
Avenida Rangel Pestana, 572 – Jd. Cristiane – Santo André/SP

• Capela São Jorge e Nossa Senhora das Graças
Rua Jaci, 33 – Jd. Estela
Santo André/SP

• Capela Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito
Rua 30 de Setembro, 01
Bairro Paraíso -Santo André/SP

• Capela São Vicente de Paulo e Nossa Senhora Rosa Mística
Praça da Mocidade, s/n
Jd. Cristiane -Favela do Jd. Cristiane
CEP: 09185-080 – Santo André/SP

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Rua Alice Costa, 414 – Bairro Santa Maria
09070-010 – Santo André/SP- Tel.: 4421-0651
Pároco: Pe. Joel Nery
Site: www.pnsfatima.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Rua Mamede Rocha, 318 – Vila Palmares
09061-710 – Santo André/SP – Tel.: 4421-6020
Administrador Paroquial: Pe. Leandro Alves Figueiredo

• Capela São Lucas
Rua Las Palmas, 250 – Bairro Sacadura Cabral
CEP: 09061-080 Santo André –SP / 4421-6066 Sra. Rosária
• Comunidade São João Batista
Rua Indianópolis, 96 – Vale das Palmas
CEP: 09061-660 – Santo André –SP
• PARÓQUIA JESUS BOM PASTOR
Rua Felício Pedroso, 201 – Jd. Bom Pastor
09051-330 – Santo André/SP – Tel.: 4425-1557
Pároco: Pe. Fernando Rocha Sapaterro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• CATEDRAL NOSSA SENHORA DO CARMO
Praça do Carmo, s/n – Centro
09010-020 – Santo André/SP – Tel. /Fax: 4436-7988
Pároco: Pe. Décio Rocco Gruppi
Residência: Rua Siqueira Campos, 326 Apto 52 – Centro
09020-240 – Santo André/SP – 4427-7557
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vigário Paroquial: Pe. Giacomo Pellin
Avenida Utinga, 1627 – Utinga – 09229-611 – Santo André – SP – (11) 4997-0074
Site: www.catedraldocarmo.org.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Segmento Religioso – Protestantismo
IGREJAS BATISTAS
Estima-se que na cidade de Santo André exista um número estimado de 5731 batistas.

• Primeira Igreja Batista de Santo André
Fundada no dia 27 de Julho de 1940, possui cerca de 2000 membros.
Localização: Rua São Vicente, 130 - Centro - 09090-410 Santo André - SP
Telefone: 4433-3870 – 4990-3177 / Site: www.conexaoprimeira.org.br / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Pastor Edison Queiroz

• Igreja Batista Central de Santo André
Fundada no dia 27 de Abril de 1990, possui cerca de 850 membros.
Localização: Av. Industrial, 1607 - Bairro Jardim - 09080-510 - Santo André – SP
Telefone: . 4427-4496 - 4493-1116 / Site: www.ibcsantoandre.com.br
Pastor Ary Costa Cabral

• Igreja Batista Monte das Oliveiras
Fundada no dia 6 de Dezembro de 1954, possui cerca de 100 membros.
Localização: Av. Carlos Gomes, 673 - 09061-510 - Santo André - SP
Telefone: 4421-0072 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pastor Samuel da Gama Bragantin

• Igreja Batista Homero Thon
Fundada no dia 8 de novembro de 1969, possui cerca de 60 membros.
Localização: Av. Tibiriçá, 353 - Vila. Homero Thon - 09111-130 - Santo André - SP
Telefone: 2324-3205 / Pastor Ogair Rosa da Silva

• Igreja Batista Betel
Fundada no dia 7 de novembro de 1970, possui cerca de 200 membros.
Localização: Rua Xingu, 713 – Valparaiso - 09060-050 - Santo André - SP
Telefone: 4425-0242 / Site: http://www.ibbetel.org.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Pastor Getulio Gonçalves Ferreira Júnior

• Igreja Batista de Vila Pires
Fundada dia 25 de julho de 1976, possui cerca de 50 membros.
Localização: Rua Caravelas, 171 - Vila Pires - 09195-520 - Santo André - SP
Telefone: 4451-0811 - 4452-6566 / Pastor Joel Zwerchowski

• Igreja Batista Centenário em Jardim do Estádio
Fundada no dia 23 de Janeiro de 1982, possui cerca de 380 membros.
Localização: Rua Ingá, 500 09175-020 - Santo André - SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Site: www.ibje.org.br / Pastor Wladmir Ferraz Grisante

• Igreja Batista Curuçá
Fundada no dia 21 de Abril de 1951, possui cerca de 1040 membros.
Tel. 4479-8836 e 4479-2979 -
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Igreja Batista Moriá (Central de Utinga)
Fundada no dia 30 de novembro de 1969, cerca de 161 membros.
Localização: - Rua Berlim, 55 - Utinga - 09220-370 - Santo André - SP
Telefone. 4976-3547 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Pastor Reinaldo Conceição Ribas

• Igreja Batista Jardim Utinga
Fundada dia 29 de Junho de 1964, possui cerca de 150 membros.
Localização: Av. Martin Francisco, 1.867 - 09230-701 - Santo André - SP
Telefone: 4461-1688

• Igreja Batista do Parque das Nações
Fundada dia 30 de Março de 1957, possui cerca de 210 membros.
Localização: Rua Tanganica, 30 - Pq. das Nações - 09260-070 - Santo André – SP
Tel. 4472-0972 / Pastor Clóvis Vital Martinof

• Igreja Batista em Parque Capuava
Fundada no dia 30 de Junho de 1984, possui cerca de 75 membros.
Loalização: Rua Nova Zelândia, 381 - Parque Capuava - 09270-190 - Santo André – SP
Telefone. 4476-1237 / Pastor Jairo Venancio da Silva

• Igreja Batista Teles de Menezes
Fundada dia 23 de Abril de 1994, possui cerca de 115 membros.
Localização: Rua Beta, 61 - Jd. Teles de Menezes - 09172-520 - Santo André – SP
Telefone: 4973-2965 / Pastor Rafael Stein de Toledo

• Igreja Batista Jardim Aclimação
Fundada no Dia 25 de Novembro de 1995, possui cerca de 30 membros.
Localização: Rua Henrique Dias, 73 - 09171-580 - Santo André – SP
Telefone: 4453-1547 / Pastor Dennis Callegari

• Igreja Batista D’Água Viva
Fundada dia 9 de Novembro de 2002, possui cerca de 45 membros.
Tel. 4455-6686 - Rua Prof. Oliveira Campos, 75 - Santa Cristina - 09172-250 - Santo André - SP
Pastor. Antenor de C. G. Sobrinho

• Primeira Igreja Batista em Clube de Campo
Fundada no dia 28 de Setembro de 2002, possui cerca de 20 membros.
Rua Sussuarana, 196 - Recreio da Borda do Campo - Santo André - Cep 09134-330
Pastor Renato Sousa Duarte

• Igreja Batista em Condomínio Maracanã
Localização: Av. Valentim Magalhães, 2.388 - 09120-410 - Santo André – SP
Tel efone: 4971-3372 / Pastor Dermeval Araujo dos Santos

• Igreja Batista Vida Nova (Antiga Central de Adoração)
Fundada dia 23 de Novembro de 2002, possui 135 membros.
Tel. 4458-0581 - Rua Paulo Sérgio, 31 - Pq. Marajoara II - 09112-050 - Santo André - SP
Pastor. João Pereira de Souza

• Primeira Igreja Batista em Cidade São Jorge
Fundada dia 22 de Março de 1998, possui 135 membros.
Localização: Rua Queluz, 126 – Jardim Sto. Antonio de Pádua – 09111-800 – Sto. André – SP
Telefone: 4458-1591 / Site: http://www.pibcsj.com.br / Pastor George Alexandre Gomes

IGREJAS EVANGÉLICAS

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Localização: Rua Anhembi 594 - Vila Curuçá / Santo André, SP | CEP: 09291-130

IGREJA EVANGÉLICA DO POVO LIVRE DE SANTO ANDRÉ
Localização: Rua Japão 1466 - Jardim Santo Antônio / Santo André, SP | CEP: 09240-171

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Localização: R Tatuí 390 - Casa Branca / Santo André, SP | CEP: 09015-620

IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL
Localização: Rua Indianópolis 47 - Vila Palmares / Santo André, SP | CEP: 09061-660

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Localização: R Cisplatina 1676 - Jardim Ipanema / Santo André, SP | CEP: 09121-431

IGREJA EVANGÉLICA NAZARENO DE UTINGA
Localização: R Atenas 71 - Utinga / Santo André, SP | CEP: 09230-020

IGREJA EVANGÉLICA BATISTA EM CAMPESTRE
Localização: Al.São Caetano 1630 - Jardim / Santo André, SP | CEP: 09070-210

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Localização: R Laureano 877 - Vila Camilópolis / Santo André, SP | CEP: 09230-610

IGREJA EVANGÉLICA APOSTÓLICA TABERNÁCULO DE DEUS
Localização: R Francisco Inácio 380 - Vila Vitória / Santo André, SP | CEP: 09172-720

IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DE SÃO PAULO
Localização: R Almirante Tamandaré 570 - Centro / Santo André, SP | CEP: 09040-040

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
R Manaus 710 - Vila Alzira / Santo André, SP | CEP: 09195-000

IGREJA EVANGÉLICA AVIVAMENTO BÍBLICO
R Oratório 1234 - 4 cj 58 - Bangu / Santo André, SP | CEP: 09280-550

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE CAMILÓPOLIS
R Santa Isabel 450 - Vila Camilópolis / Santo André, SP | CEP: 09230-580

CONVENÇÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS LIVRES DO BRASIL
Av.Pereira Barreto 1596 - Paraíso / Santo André, SP | CEP: 09190-210

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
R Francisco Lisboa 48 - Bangu / Santo André, SP | CEP: 09280-630

IGREJA EVANGÉLICA AVIVAMENTO BÍBLICO
R Ester 123 - Vila Alpina / Santo André, SP | CEP: 09090-290

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Av Queirós Filho 951 - Vila Humaitá / Santo André, SP | CEP: 09121-000

IGREJA EVANGÉLICA HOLINESS DO BRASIL
Av.Tietê 528 - Campestre / Santo André, SP | CEP: 09070-310

IGREJA EVANGÉLICA LUZ DO MUNDO
Rua Lima 475 - Utinga / Santo André, SP | CEP: 09230-110

IGREJA EVANGÉLICA LIVRE EM SANTO ANDRÉ
R Filinto de Almeida 50 - Vila Boa Vista / Santo André, SP | CEP: 09190-020

IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CAMPO DA FÉ
R Sidnei 165 - Utinga / Santo André, SP | CEP: 09230-000

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS VIDE
R Uruguai 104 - Jardim Carmo / Santo André, SP | CEP: 09280-710

Segmento Religioso – Afro descendentes

O Turismo Étnico envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.

1. Federação de Resistência da Cultura Afro-brasileira
Foi fundada em 5 de novembro de 1995, no município de Santo André, com o objetivo de promover o resgate e a valorização das expressões religiosas de matriz africana que encontraram no Brasil um solo fecundo, a despeito da perseguição, da discriminação e do preconceito que ainda hoje em dia vigoram contra seus mitos, seus ritos e seus adeptos. A Federação, presidida pelo pai Waldir Persona, busca o contínuo aperfeiçoamento da consciência religiosa de seus membros, entendendo o trabalho social como elemento primordial ao progresso espiritual.
Endereço: Rua Bilbao 98 - Bairro Utinga, Santo André

2. SANU – Santuário Nacional de Umbanda
Site: www.santuariodaumbanda.com.br
Endereço: Estr. do Montanhão, 700 - Montanhão São Bernardo do Campo - SP
Telefone: (11) 4338-0261

Segmento Religioso – Espiritismo

1. Federeção Kardecista de Santo André – Sede da USE Santo André
Endereço: Rua Chui, 801 - Vila Pires / Telefone: (11) 4451-2773 / (11) 4451-7136 / (11) 4971-6392
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Segmento Religioso – Misticismo e Esotérico

Definição do MTUR - “O Turismo Místico e o Turismo Esotérico caracterizam-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca da espiritualidade e do auto-conhecimento em práticas, crenças e rituais considerados alternativos.
Opta-se nesta definição pela utilização conjunta e não exclusiva dos termos Turismo Místico e Turismo Esotérico, uma vez que o misticismo e o esoterismo estão relacionados a novas religiosidades e suas práticas se dão, muitas vezes, concomitantemente, sendo difícil separá-los em um produto turístico exclusivamente de caráter místico ou de caráter esotérico. Neste sentido, para fins de caracterização de produtos turísticos, poderão ser utilizados os termos Turismo Esotérico ou Turismo Místico ou Turismo Místico-Esotérico.

Há uma tendência pela busca de novas religiosidades ou nova espiritualidade, desvinculadas das religiões tradicionais, que se dá pela manifestação de crenças, rituais e práticas alternativas associadas ao misticismo e ao esoterismo.
O turismo, nesse contexto, relaciona-se ao deslocamento para estabelecer contato e vivenciar tais práticas, conhecimentos e estilos de vida, que configuram um aspecto cultural diferenciado do destino turístico.
Dentre as atividades típicas desse tipo de turismo, pode-se citar as caminhadas de cunho espiritual e místico, as práticas de meditação e de energização, entre outras.”

1. Casa da Bruxa – Universidade Livre Holística
Site: www.casadebruxa.com.br
Endereço: Rua das Figueiras, 2146 – Bairro Jardim, Santo André.
Telefone: (11) 4994-4327
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta, das 9h as 21h30 e Sábado e Domingo, das 10h30 às 17h.

Segmento Religioso – Outras manifestações

• Budismo
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.

1. Templo Honpa Hongwanji de Santo André
Endereço: Rua Itararé, 158 – Vila Alzira
Telefone: (11) 4990-4417
Reverendo Sr. Iashito Kajiwara

2. Igreja Messiânica Mundial
É uma instituição religiosa fundada em 1 de janeiro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada (1882-1955) — cujo nome religioso é Meishu-Sama (Senhor da Luz). Ela é classificada como uma nova religião japonesa . Mokiti Okada, afirma que, por revelação, recebeu de Deus a missão de dar início à construção do Paraíso Terrestre, o mundo ideal consubstanciado na trilogia verdade, bem e belo em que a civilização atual se transformaria. Um mundo em que a doença, a miséria e o conflito dariam lugar à saúde, a prosperidade e à paz . O elemento principal da Igreja Messiânica é a crença no Johrei, que é a transmissão de Luz Divina através da palma das mãos e que pode ser praticado por todos os messiânicos.

3. Johrei Center Santo André
Endereço: Rua Adolfo Bastos, 79 – Centro / Telefone: (11) 4436-8288

4. Johrei Center Vila Pires
Endereço: Av. D.Pedro I, 2052 - Vila Pires / Telefone: (11) 4451-5131

5. Johrei Center Parque das Nações
Endereço: Av. Brasil, 525 - Vila Pires / Telefone: (11) 4472-5860


6. Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito, numa Tradução Livre)
É uma filosofia/religião de origem japonesa. Monoteísta, enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz. História - Surgiu em 1º de março de1930 e cresceu no pós-guerra no Japão.
Localização: Rua Martim Afonso de Souza 322 - Vila Pires

• JUDAÍSMO
Segundo os judeus, existe somente um Deus, todo-poderoso que criou o universo e tudo o que nele há. Os judeus acreditam que Deus tenha uma relação especial com o seu povo, consolidada no pacto que fez com Moisés no Monte Sinai, 3,5 mil anos atrás.
O local de culto dos judeus é a sinagoga. O líder religioso de uma comunidade judaica é chamado de rabino. Ao contrário de líderes de outros credos religiosos, o rabino não é um sacerdote e não goza de status religioso especial.
O dia da semana sagrado para os judeus é o sábado, ou sabat, que começa com o pôr do sol na sexta-feira e termina com o pôr do sol no sábado. Durante esse dia, judeus ortodoxos tradicionais não fazem nada que possa ser considerado trabalho. Entre as atividades proibidas estão dirigir e cozinhar.

1. Associação Israelita de Santo André - ARISA
Endereço: Rua 11 de junho, 172 – Centro / Telefone: (11) 4438-1568

• MULÇUMANA
A palavra mesquita é usada para se referir a todos os tipos de edifícios dedicados ao culto muçulmano embora em árabe seja feita uma distinção entre a mesquitas de dimensões menores e as mesquita de maior dimensão, que possuem estruturas sociais.
O objetivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar. No entanto, as mesquitas são também conhecidas pela seu papel comunitário e por serem as formas mais expressivas da arquitetura islâmica

1. Mussala Santo André (Centro de divulgação para o Islã na América Latina)
Endereço: Av. Marechal Deodoro, 3635 – Centro

Cidadão

Servidores

Empreendedor