Logo 5 2017

 

Menu

Circuito Verde

  • Escrito por Super User

Definição MTUR - Ecoturismo

“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, Promovendo o bem estar das populações.”.


Introdução

Roteiros turísticos são itinerários de visitação organizados. É um termo genérico utilizado para a apresentação de itinerários e programações efetuados com a finalidade de desenvolver atividades turísticas. Roteiros existem em qualquer parte onde esteja sendo praticado o turismo, seja em pequenas localidades ou em grandes cidades. Podem ocorrer, também, em diferentes ambientações, como áreas urbanas ou rurais, regionais, nacionais, internacionais ou entre elas (RODRIGUES, 2003). Tomando como partida esta citação, propõe-se o desenvolvimento de um roteiro em área urbana, tendo como objetivo promover um modelo alternativo de turismo ambiental e cultural, através do segmento social.
Levando-se em conta a crescente expansão urbana da região do Grande ABC acompanhada de um processo de planejamento contestável, a quantidade de áreas verdes na Região acaba sendo subutilizada, causando uma perda do contato entre a população e os ambientes naturais.
Assim é proposta a criação do roteiro turístico social integrado visando promover uma reaproximação da população com as áreas verdes e a valorização dos parques urbanos, utilizando-as como instrumento para revitalizar o contato entre a população e estes importantes espaços múltiplos de convívio.
Os parques selecionados para o circuito proposto estão relacionados a aspectos como a relevância, fluxo de publico e localização dos mesmos, e a temáticas envolvidas na dinâmica de cada parque.


Parques Naturais

O Município está inserido no extenso domínio Mata Atlântica – Floresta Ombrófila Densa. Esse ecossistema se caracteriza pela alta diversidade de espécies e alto grau de endemismo, o que reforça a necessidade de sua proteção dado o perigo de extinção dessas espécies.
Estima-se que a exuberante Mata Atlântica, elevada a patrimônio nacional pelo art.225,§ 4º da Constituição Federal, ocupando originalmente, em todo país, cerca de 1.000.000,00 de km², passou 7% de sua área original, havendo projeções ainda mais pessimistas. Trata-se de um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta e da mesma forma um dos mais ameaçados devido à ação antrópica.
Atualmente, no Município, a vegetação natural ocorre predominantemente em Área de Proteção dos Mananciais*¹. Encontra-se muito fragmentada, principalmente devido ao processo de urbanização e se caracteriza como floresta secundária, em diferentes estágios de regeneração, apresentando sérios problemas de degradação e perturbação. Com 842,34 há, o Parque do Pedroso apresenta cerca de20% de sua área total degradada pela ação antrópica, incluindo aqui as áreas de silvicultura que totalizam aproximadamente 8,55. Apesar da intensa pressão urbana a que está submetido e dos usos e ocupações incompatíveis com a sua proteção legal, predomina a vegetação natural em estágio médio de regeneração, representando importante remanescente de Mata Atlântica.

*¹ Lei Estadual nº 9.866/97 Uma Política de Manancias


1. Parque Natural do Pedroso
Fundado em 1911, o parque possui área de 8.396.857,03 m², localiza-se no cinturão verde de São Paulo e pertence a uma Unidade de Conservação de categoria parque, sendo de grande relevância ambiental. Possui como patrimônio uma estação de tratamento de água “Guarará” (construída em 1943) tombada como Patrimônio Cultural Municipal. Equipamentos: pista de caminhada, bancos, playground, campos de futebol, quadras poliesportivas, espaço multiuso, quiosque com churrasqueiras, lagos, sanitários, vestiários e a Capela Santa Cruz.

Link: http://www2.semasa.sp.gov.br/node/55
Endereço: Estrada do Pedroso, s/nº - Bairro Sítio dos Vianas, Santo André
Horário de Funcionamento: De Domingo a Domingo, das 6h às 17h
Fotos


2. Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Link: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/paranapiacaba e http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/2013-04-29-14-40-25/trilhas-ecoturismo
Endereço: Rua Rodrigues Alves, s/nº. – Vila de Paranapiacaba, Santo André
Telefone: (11) 4439-0237
Horário de Funcionamento: De Terça a Domingo, das 9h às 17h
Fotos


Parques Urbanos de Lazer


O roteiro proposto é um modo de viabilizar a exploração dos sítios já citados cujos são de importante relevância para a Região do Grande ABC, já que os mesmos têm uma participação direta na historia da cidade, e refletem aspectos do crescimento do município e das reflexões humanas abordadas em épocas distintas.
Sendo assim, estes possuem um intrínseco valor histórico ambiental para a população, logo através da exploração turística pode ser viabilizada uma melhor valorização destes sítios turísticos, propiciando tanto uma melhora nas opções de lazer da população local, assim como o melhor conhecimento da população sobre a região que habita.


1. Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha)

A área pertencia á tecelagem Silva e SEABRA que captava água do córrego Ipiranguinha para seu processo produtivo. Tanto a fabrica, quanto o parque ficaram conhecidos com o nome do córrego. Foi desapropriada para implantação de uma praça. O playground foi inaugurado em 1956 e a praça em 1959. Na década de 1970, quando perdeu o terreno para abertura as avenida perimetral as centro, foram construídas a sede e o coreto para a corporação Musical Lira de Santo André, denominada Casa da Música Natalino Bifaratto.
Origem do nome: Antonio Fláquer (1896-1957) era filho de Elisa Fláquer e José Luiz Fláquer. Em 1928, aderiu as movimento autonomista de São Caetano. Canditatou-se ao cargo de Prefeito, em 1947, ficando em segundo lugar. Mas tarde, assumiu o cargo depois que o vencedor teve os votos anulados pela justiça eleitoral. Não concluiu seu mandato porque assumiu o cargo de Deputado.
Equipamentos: pista de caminhada, equipamentos para ginástica, bancos, playground, palco, Sede da Banda Lira de Santo André, sanitários, administração, segurança e acesso para portadores de necessidades especiais ( corrimão, sanitários e rampas). Estão localizados no parque o busto do Prefeito Antonio Fláquer e o Monumento à Trova. Aos domingos, acontece a feira de artesanato.

Endereço: Rua Coronel Seabra, 210 – Vila Alzira, Santo André
Telefone: (11) 4992-1168
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h
Fotos


2. Parque Norio Arimura

A área foi reservada para praça pelo loteamento Parque Capuava de propriedade de José Alcântara, aprovado em 1957.
Inaugurada como praça, recebeu alguns equipamentos como playground, pistas para caminhada, bancos,etc. Em abril de 2010, a área recebeu 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A área de esporte ganhou um espaço de múltiplo uso, com a ampliação da pista destinada à caminhada, inclusão de equipamentos de ginástica e uma pista de skate, além da reforma da área administrativa, que terá um posto da guarda municipal.
Origem do nome: Norio Arimura (1930-1984) foi vereador em 1976. Colaborou no tratado das cidades irmãs entre Santo André e Takasaki. Durante as comemorações dos 70 anos da imigração japonesa, conseguiu a cessão de uma área no Parque do Pedroso para colocação de um monumento, o Takon, cujo ideograma foi escrito pelo ex-primeiro ministro japonês Takeo Fukuda. Presidente da associação dos imigrantes por três gestões desenvolveu diversos trabalhos com idosos e escoteiros.
Equipamentos: pista de caminhada entrecortada por curso d’água, bancos, playground, quadras poliesportivas, ampas de skate, bancos, anfiteatro, sanitários e administração, segurança, acesso para especiais (corrimão, sanitários e rampas).

Endereço: Rua Macedônia, s/nº - Parque Capuava, Santo André
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 6h às18h

3. Parque Central

Nomes anteriores: Chácara Santo André/ Parque Regional de Convenções e Lazer de Santo André. Área de propriedade da São Paulo Railway Company, que captava água do córrego CaInaugurado em 1992, destaca-se por projetos urbanísticos de Oscar Niemeyer e paisagísticos de Roberto Burle Marx e sua localização privilegiada. Equipamentos: pista de caminhada, ciclovia, praça de convivência, playground, lago, palco grande para shows, pista de automobilismo radio controlado, campo de futebol, quadras poliesportivas, praças com equipamentos de ginásticas, bicicletário, marquise, vestiários, segurança, sanitários e acesso para portadores de necessidades especiais.
Inaugurado em 1992, destaca-se por projetos urbanísticos de Oscar Niemeyer e paisagísticos de Roberto Burle Marx e sua localização privilegiada. Equipamentos: pista de caminhada, ciclovia, praça de convivência, playground, lago, palco grande para shows, pista de automobilismo radio controlado, campo de futebol, quadras poliesportivas, praças com equipamentos de ginásticas, bicicletário, marquise, vestiários, segurança, sanitários e acesso para portadores de necessidades especiais.

Endereço: Rua Gamboa – c/ Rua José Bonifácio – Vila Assunção, Santo André
Telefone: (11) 3356-9000
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.

4. Parque Prefeito Celso Daniel

Nomes anteriores: Chácara São Luiz/ Parque Público Dom PedroII / Parque Municipal Duque de Caxias/ Parque Regional Duque de Caxias- Centro de Exposições e Lazer.
Propriedade de Luiz Monteiro de Carvalho que a havia comprado de Abílio Soares. Em 1943, a área foi vendida à General Eletric para implantação de um clube de recreação para seus funcionários. Foi desapropriada em 1974 para ser transformada em parque. A área recebeu inúmeras intervenções, a última em 1999/2000.
No parque encontra-se uma figueira centenária, tombada como patrimônio cultural da cidade desde 1992.
Origem do nome: Celso Daniel (1951-2002) era filhode Bruno José Daniel, primeiro vereador do partido comunista de Santo Ande, que não chegou a ser empossado e hoje dá nome as Estádio de Futebol da cidade. Engenheiro de formação, trabalhou na Prefeitura entre 1974 e 1978. Elegeu-se prefeito em 1988. Em 1993, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou até 1996, quando foi eleito novamente prefeito e reeleito em 2001. Também foi professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Equipamentos: pista de caminhada e de corrida, área para alongamento, playground, lago, áreas de múltiplouso, quadras poliesportivas, lanchonete, revistaria, sanitários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais ( corrimão, sanitários e rampas).

Endereço: Av. Dom Pedro II, 940 - Bairro Jardim, santo André
Telefone: (11) 4455-4086
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 22h


5. Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique

Nomes anteriores: Fazenda Oratório / Haras Jaçatuba
O Haras Jaçatuba já existia desde 1918 e ali eram criados cavalos de corrida da raça puro sangue inglês. Os proprietários eram irmãos Antonio Erasmo Assumpção que possuíam outras áreas na cidade que, ao serem loteadas, deram origem a vários bairros.
O local foi desapropriado para se transformado em parque em 1979. Em 1992, foram tombados o parque e as duas casas existentes. A maior, que era usada pela família, foi recentemente restaurada e nela funciona a EMIA Aron Feldman. A menor era para uso dos hóspedes.
Origem do nome: Tobias Fernandes (1896-1987) nasceu no circo Chileno, onde começou a trabalhar aos cindo anos, adotando o nome artístico de Carrapatinho. O apelido atual veio de um número que ele fazia e uma criança, ao ver suas mãos tremendo, gritou “olha como esse palhaço treme, parece que está com estrimilique.”
Trabalhou em vários outros circos. Veio para a cidade em 1938. Atuava em parceria com seu filho e depois, com a neta.
Equipamentos: pista de caminhada, playground, equipamentos para ginástica, quadra de tênis, arena sanitários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para portadores de necessidade especiais (corrimão, sanitários e rampa). Funciona no local a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman, que oferece cursos de arte e música.

Endereço: Avenida Itamarati nº 536 - Parque Jaçatuba, Santo André
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h ás 18h

6. Parque Regional Prefeito Antonio Pezzolo

Nome Anterior: Chácara Pignatari
Giulio Pignatari, proprietário da área, fundou ali, em 1936, a Companhia Brasileira de Artefactos de Metais. Em 1942, já na posse de seu filho Baby Pignatari, foi criada a seção de aviação, produzindo, dentre outros, o CAP-4 Paulistinha, o maior sucesso aeronáutico brasileiro, que funcionou até 1949.
Desapropriada em 1974 para a implantação de “Espaço Livre e Construção de Prédios Públicos”, recebeu sua primeira intervenção em 1979, sendo urbanizado no ano seguinte, quando foi inaugurado. Em 1987, foi implantada a escola de educação infantil Chácara Pignatari. Atualmente funciona Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV).
Origem do nome: Antonio Pezzolo (1973-1977) era bacharel em Direito, licenciado em Matemática, engenheiro civil sanitário, economista e atuário. Foi vereador de 1952 até 1955 e Vice prefeito no Governo de Pedro Dell’ Antonia e prefeito em 1973. Criou a autarquia responsável pelo abastecimento público e que hoje é responsável Poe cuidar do meio ambiente.
Equipamentos: pista de caminhada, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, campo de malha, sanitários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais (corrimão, sanitários e rampas).

Endereço: Av. Utinga nº 136 - Vila Metalúrgica, Santo André
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 22h

7. Parque Ulysses Guimarães

A área reservada pela abertura do loteamento da Vila Matarazzo.
Origem do nome: Ulysses Guimarães (1916- 1992) era advogado. Foi vice-presidente da UNE, secretário da Federação Paulista de Futebol, deputado estadual em 1947, 1954 e 1958, quando foi também delegado do Brasil na ONU. Foi nessa época que conseguiu viabilizar a primeira agência postal, estando presente na cerimônia de inauguração do prédio, 1961.
Filiou-se ao partido de oposição à ditadura militar e foi eleito deputado federal, reeleito em 1974. No começo dos anos 1980, foi um dos principais líderes da campanha pelas “Diretas Já”, que culminou com a volta das eleições diretas. Presidiu a Assembléia Nacional Constituinte que resultou na promulgação da atual Constituição. Colaborou ativamente no processo contra a corrupção no Governo Federal que terminou com a renúncia do Presidente Collor e a posse do vice Itamar Franco.
Ulysses Guimarães desapareceu em 12/10/1992, num acidente aéreo. Seu corpo não foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida.
Equipamentos: pista de caminhada, playground, quadra poliesportiva, campo de futebol gramado, campo de malha, aparelhos para ginástica, sanitários com fraldários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais (corrimão, sanitários e rampas).

Endereço: Rua Tirana, s/nº. – Vila Matarazzo, Santo André
Funcionamentos: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Fotos


8. Parque da Juventude - Ana Brandão
Nomes anteriores: Praça Ana Brandão
Área remanescente de desapropriação para abertura da marginal ao córrego Guarará.
Origem do nome: Ana Brandão era a mãe do ex- prefeito de Santo André , o médico Newton da Costa Brandão, que exerceu o cargo por três vezes (1969 a 1973; 1983 a 1988 e 1993 a1996). A família veio de Minas Gerais para Santo André em 1957.
Equipamentos: pista de caminhada, bancos, playground, pista de skate, palco, vestiários sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais (corrimão, sanitário e rampas).

Endereço: Av. Capitação Mário Toledo de Camargo s/nº - Jardim Ipanema, Santo André.
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h ás 18h.

9. Parque Cidade dos Meninos

Em 1958, a área foi doada pela empresa proprietária do loteamento e a prefeitura a doou para a Sociedade Missionária dos Franciscanos Menores conventuais para construção e instalação de estabelecimentos destinados ao ensino e assistência social a menores desamparados. Foi dada subvenção à Ordem para construção da Cidade dos Meninos Maria Imaculada. Em 1968, foi assinado um acordo com o estado para construção de uma escola. Em 1972, a Prefeitura aceitou que a sociedade doasse parte da área para a instituição São José para a “promoção de atividades de caráter cultural, educacional, social e cívica”. Na década de 1990, foi construída a capela Maria maculada, que possui obras de arte tombadas pelo Comdephaapasa.
Em 1976, a Prefeitura recebeu de volta parte da área, fazendo posteriormente uma permuta, onde construiu o hospital Maria José Stein e o parque.
Origem do nome: Refere-se ao objetivo da Sociedade é o de assistir aos menores desamparados.
Equipamentos: pista de caminhada entrecortada por curso d’água, bancos, quadra poliesportiva, mesas, sanitários, vestiários, sede administrativa segurança e acesso com rampa para necessidades especiais.

Endereço: Rua Batávia s/ nº - Parque Novo Oratório, Santo André
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
Fotos


10. Parque Escola

Nomes anteriores: Sítio Tangará/ Tangará Golf Club
A área fazia parte do campo de golfe da família de Charles Murray, proprietários também na Vila Mimosa, atual sede do 1º de Maio Futebol Clube, na Rua Bernardino de Campos (centro).
O local foi desapropriado em 1964 para construção de um Parque público Municipal que não chegou a ser implantado.
Ao longo do tempo, a prefeitura cedeu áreas para a construção da Universidade do ABC, que também não se efetivou, mas que, anos depois, deu origem á Fundação Santo André e à Faculdade de medicina do ABC; além d cessão de área para o Instituto Médico Legal (1990); Associação dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Santo André; setor de vigilância sanitária e laboratório de solos, desativados e hoje ocupados pelo DEPAV- Departamento de Parques e Áreas Verdes- que foi quem criou o parque.
Origem do nome: Em função dos objetivos do parque.
Equipamentos: pistas de caminhada e de corrida, espaço de múltiplo uso, auditório, área para exposição, teatro de arena, estufa, horto medicinal, minhocário, biblioteca, cactário, sucatoteca, sanitários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais (corrimão, sanitário e rampas). Oferece cursos nas áreas de jardinagem, botânica e arte.

Endereço: Anacleto Popote, 46 - Val Paraíso, Santo André
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta, das 8h às 17h e as Sábados das 8h às 12h.

Cidadão

Servidores

Empreendedor