SecSAU-15

Vigilância à Saúde

As ações de Vigilância Sanitária na cidade de Santo André são executadas a partir do Departamento de Vigilância a Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde. A Vigilância Sanitária (Visa) de Santo André atua na fiscalização dos estabelecimentos que executam ações de baixa, média e alta complexidade, tendo a missão de orientar a população a respeito dos hábitos de saúde, da compra de produtos e de serviços e prevenção de doenças. Os trabalhos desenvolvidos pelas autoridades sanitárias também têm o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos estabelecimentos, públicos e privados, diminuindo riscos a saúde.

Na estrutura do DVS estão inseridos os setores que desenvolvem atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, saúde ambiental, controle de vetores (inclusive o mosquito da dengue) e demais pragas urbanas, controle da população animal e posse responsável, imunização e educação continuada em saúde pública.

Ao DVS cabe a coordenação dessas atividades, orientando e estimulando o trabalho integrado, com o objetivo de alcançar o pleno desempenho e os melhores resultados para a vigilância em saúde a benefício da população.

Links recomendados

Boletim Regional de Saúde Ambiental - Gerência de Vigilância à Saúde VII - Governo do Estado - Sete cidades do ABC - Junho 2010.

Boletim Regional de Saúde Ambiental - Gerência de Vigilância à Saúde VII - Governo do Estado - Sete cidades do ABC - Setembro 2010.

Boletim Regional de Saúde Ambiental - Gerência de Vigilância à Saúde VII - Governo do Estado - Sete cidades do ABC - Dezembro 2010.

Boletim Regional de Saúde Ambiental - Gerência de Vigilância à Saúde VII - Governo do Estado - Sete cidades do ABC - Dezembro 2011.

Boletim Regional de Saúde Ambiental - Gerência de Vigilância à Saúde VII - Governo do Estado - Sete cidades do ABC -Edição especial.

Relação das autoridades sanitárias municipais.

Destacamos a recente criação do site do Adotanimal, para divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Zoonoses, particularmente, pela feira de adoção de animais realizada mensalmente no Parque Central.

Vigilância Ambiental

O Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), da Prefeitura de Santo André, disponibiliza a partir de agora, o Boletim da Vigilância em Saúde Ambiental. Este material foi criado por uma comissão formada pelo Grupo de Vigilância Sanitária da Região VII (GVS VII), do governo do Estado, formada pelos sete municípios da região do Grande ABC. No grupo o município é representado pela Gerencia em Vigilância Ambiental, do DVS.