bannertopo-natal-cgm

Menu
RSS

Hospital da Mulher

hospital-da-mulher-montero-nettoInaugurado em agosto de 2008, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, da Prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC, é um hospital voltado exclusivamente à saúde da mulher, que atende nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Em quase dois anos de atuação, vêm realizando diversas ações sociais que obtiveram resultados bastante positivos para a população andreense. O sucesso nos atendimentos foi alcançado graças à união dos esforços de toda a equipe de colaboradores que, só em 2009, se dedicaram a realizar mais de 200 mil atendimentos.

Atualmente, o Hospital da Mulher é considerado como referência em saúde da mulher na região, alcançando a excelência no atendimento. Para obter esse reconhecimento, a humanização é percebida desde a recepção das pacientes, até o atendimento médico, sempre com qualidade diferenciada, mantendo o compromisso com a população andreense pelos próximos anos.

Reconhecimento que leva a certificações

O Hospital é dividido em diversas áreas, entre elas, destacam-se o Centro de Parto, Centro Cirúrgico, Maternidade, Unidade Neonatal, Banco de Leite Humano e UTI Adulto. Graças à intensa e contínua campanha a favor do parto normal (natural), 63% dos partos realizados no Hospital da Mulher, em 2009, foram naturais, conduzido por enfermeiras obstetrizes e médicos obstetras, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Já a taxa de mortalidade infantil está em torno de 2% ao mês, mesmo atendendo gestantes de risco, como usuárias de drogas, adolescentes e diabéticas.

Em agosto de 2009, o Hospital da Mulher implantou o Curso de Gestantes, visando orientar, preparar e familiarizar as gestantes com o Hospital, para o momento do parto. Desde sua primeira edição, mais de 200 gestantes já participaram do curso ministrado por médicos, enfermeiras, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogas.

Na busca da redução dos altos índices de mortalidade infantil aliado ao desmame precoce, a OMS e a UNICEF criaram o certificado IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), que incentiva o aleitamento materno. O Hospital da Mulher vem realizando o treinamento de todos os seus colaboradores, frisando os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Em junho, o Hospital receberá a visita de auditores do Ministério da Saúde para a avaliação final rumo à certificação Hospital Amigo da Criança.

Inaugurado em junho de 2009, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher é o maior da região, com capacidade para armazenar até mil litros de leite. Mais de mil mães já passaram pelo BLH para fazer sua doação. Visando atender à demanda externa do Hospital, o BLH mantém um programa de incentivo à doação de leite materno, além de campanha para arrecadação de vidros destinados a armazenar o alimento.

O sucesso de todo esse trabalho garantiu ao Hospital da Mulher várias premiações como o certificado Ouro em Tricotomia Segura, Eletrocirurgia, CME, Fixação Segura e Prevenção de Lesões de Pele, da multinacional 3M, o que levou à Certificação Global, premiação máxima da empresa. Com essa certificação, o Hospital da Mulher passa a ser o primeiro da rede pública, no País, a receber tal premiação e o terceiro incluindo a rede privada.