Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/images/planetario
Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/planetario

SecEDU-04

Planetário Johannes Kepler

Planetario Johannes Kepler by Airton Junior

Único com sistemas de projeção ótico e digital, Planetário andreense é o mais moderno do Brasil
Fotos: Edmilson Magalhães/PSA

Planetário Johannes Kepler

Santo André abriga o mais moderno planetário do Brasil. Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, o planetário Johannes Kepler é o único com sistemas de projeção ótico e digital, que funcionam de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

Para proporcionar aos visitantes uma experiência inesquecível em um céu estrelado, foram integrados dois projetores Sony que exibem imagens em 360º (full dome). O resultado é um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.

O projetor instalado no planetário Johannes Kepler é do modelo Starmaster SB, fabricado pela Empresa Alemã Carl Zeiss. O equipamento utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela, a plateia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real.

Educação

Para a Secretaria de Educação de Santo André todos esses recursos técnicos têm o objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas. Esse espaço, que agrega a popularização do conteúdo científico, a reflexão e a discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente, tem como intuito propiciar o aprendizado de forma significativa e contextualizada.

Dentro dessa proposta, os responsáveis pelo Planetário estruturaram diretrizes pedagógicas atuais voltadas para diferentes públicos e educadores de diversas áreas. A articulação entre as disciplinas propicia a aquisição de habilidades e competências, com objetivo de formar um cidadão crítico. Como todas as instalações da Sabina, durante a semana, suas apresentações são exclusivas para os alunos de escolas agendadas.

Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos.

Não recomendamos sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.

Como participar

Inauguracao Planetario fotos Mauricio taboniAos sábados, domingos e feriados, a partir das 12h, os visitantes que tiverem interesse em assistir uma das apresentações deverão retirar cartão individual da sessão pretendida, segundo ordem de chegada, na fila do guichê de informações do Planetário, na área interna da Sabina (no piso térreo).

Cada ingresso dá direito a assistir somente uma sessão da programação disponível no dia. Os cartões serão distribuídos até se esgotarem, por ordem de chegada, somente para quem estiver na fila, mediante apresentação do bilhete.

A capacidade da sala de projeções do Planetário é 247 lugares, mais 13 para cadeirantes.

{gallery}planetario{/gallery}