Logo 5 2017

 

Menu

Auditorias

  • Categoria: Educação
  • Acessos: 28379

Veja aqui as auditorias da Secretaria de Educação de Santo André.

“A Sabina e o Planetário já encerraram as atividades voltadas para o público e grupos escolares. Somente atendimento administrativo. Ambos permanecerão fechados entre os dias 19 de dezembro de 2014 e 6 de janeiro de 2015; quando reabrem ao público com pro

  • Categoria: Educação
  • Acessos: 33249

Ceratosaurus animatrônico

“A Sabina e o Planetário já encerraram as atividades voltadas para o público e grupos escolares. Somente atendimento administrativo. Ambos permanecerão fechados entre os dias 19 de dezembro de 2014 e 6 de janeiro de 2015; quando reabrem ao público com programação especial de férias também durante a semana, conforme programação de férias divulgada abaixo”.

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo, tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados, o público em geral pode se divertir enquanto aprende.

Instalada em uma área total de 24 mil m², possui 11 mil m² ocupados pelo prédio principal da Sabina e 3 mil m² do Planetário, totalizando 14 mil m² de área construída. O pavilhão foi idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia, exposições temporárias, o espaço abriga ainda laboratório musical, biblioteca, auditório e salas de aula.

Entre as atrações mais admiradas pelos visitantes estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, principalmente depois de ganhar, no final de 2013, o primeiro filhotinho da ave nascido na Sabina.

Outra atividade muito procurada é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.

Ainda no patamar das experiências, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.

PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL – A Sabina Escola Parque abriga o mais moderno planetário do Brasil. O Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, com capacidade para 230 pessoas, é o único com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

A sessão dura cerca de 40 minutos com imagens produzidas por dois projetores Sony integrados para exibirem imagens em 360º (full dome) com altíssima qualidade. As sessões são realizadas aos finais de semana e feriados, às 13h30, voltada principalmente para o público infantil, e às 16h, com conteúdo mais indicado para adultos.

ESCOLAS – O espaço recebe escolas de terça a sexta-feira em visitas exploratórias que são agendadas previamente. O agendamento para 2015 reabre no dia 1º de fevereiro.

Mais informações pelo telefone 11 4422-2001pu pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO E PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER
PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2015
Período: de 06 de janeiro a 01 de fevereiro


Sabina tem programação especial nas férias

A Sabina Escola Parque do Conhecimento estenderá seus horários de visitação durante todo o mês de janeiro. No período de férias, o espaço abrirá de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, com bilheteria até às 17h. A programação especial permitirá ao visitante interagir com experimentos científico-pedagógicos, réplicas de dinossauros, pinguinário, serpentário e aquário marinho.

O local reserva ainda o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, o mais moderno do País. Por meio do projetor óptico mecânico e dois projetores Sony SRX, é possível representar fielmente o céu com 6 mil estrelas, além de projetar filmes em 360°, nas diversas áreas de conhecimento.

IMPORTANTE: para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados.

Confira a programação de férias:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

De terça a domingo, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h.

Importante: para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados.

Mais informações em “Bilheteria”.

Atividades extras - As atividades abaixo acontecerão até o dia 01 de fevereiro e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina:

Cinema Palito

Nesta oficina as crianças montam um “Cinema Palito” que utiliza os princípios da persistência retiniana para criar a ilusão de movimento do stop motion, das animações e do cinema. O cinema palito funciona com a confecção de dois desenhos, um de cada lado de uma folha colada em um palito. Quando o palito é girado os desenhos colados em folhas opostas se completam, causando a ilusão de movimento. Ao girar o palito as crianças podem ver um pássaro voando, um pingüim dançando, ou o que sua imaginação puder criar.

Não há restrição de idade para esta atividade

Quando: às terças e quintas, às 14h.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Confecção de Pipas

Com o auxílio de monitores, as crianças aprendem a confeccionar pipas, além de aprender os princípios científicos por trás do voo também são ensinados os cuidados necessários para a prática desta brincadeira, como os riscos do cerol e da rede elétrica.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às quartas, sextas, sábados e domingos, às 14h.

Duração: 30 minutos.

Local: próximo ao mapa de Santo André, no piso térreo.

Caleidoscópio

Esta invenção que não se sabe ao certo se pertence ao século XVII ou XVIII é constituída por três espelhos posicionados em forma de triângulo que reproduzem inúmeras imagens do que estiver no meio deles, formando diversos padrões de cores e formas. Nesta oficina as crianças montam seus próprios caleidoscópios com o auxílio dos monitores.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h30.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Paraquedas de Da Vinci

O famoso paraquedas proposto por Da Vinci em meados do século XV, será confeccionado pelos participantes desta oficina e testado para comprovar a genialidade deste grande personagem da história da humanidade.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Confecção de brinquedos científicos

Alguns brinquedos científicos dos mais variados tipos (telefone com fio, cata-vento, cromatografia, leis de Newton, pilha de Volta, Telúrio, ioiô de Inércia magnética, refração e simetria, colchão de ar, periscópio, bolhas de sabão, lata da energia elástica) serão confeccionados com os participantes desta oficina.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: de terça a domingo, às 14h30.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Show de Ciências

A equipe de monitores realiza uma apresentação de experiências científicas interessantes e bastante dinâmicas que envolvem experiências de química e física despertam a curiosidade e o interesse das crianças pelas ciências. Explosões, esmagamentos e muita diversão aguarda você nesta oficina.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: às sextas, sábados e domingos, às 15h.

Duração: 1 hora

Local: no auditório da Sabina.

Reciclagem

A oficina de reciclagem estimula os participantes às mudanças de hábitos e de valores, informando sobre educação ambiental. Conscientizar sobre a questão do respeito pelo meio ambiente e promover o não desperdício, é um dos objetivos do projeto.

O participante será estimulado a praticar os famosos 5 R’s, são eles:

Repensar – Reduzir – Reutilizar – Recuperar – Reciclar

Nesta oficina, serão confeccionados chocalhos com material reutilizado.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às sextas, sábados e domingos, às 13h30.

Duração: 1 hora.

Local: Laboratório Musical Vitalis

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER

SESSÕES AOS FINAIS DE SEMANA – PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2015

Para assistir as sessões de cúpula abaixo é necessário adquirir ingresso Sabina+Planetário, mais informações em “Bilheteria”

SESSÃO INFANTIL - O SEGREDO DO FOGUETE DE PAPELÃO - Sábados, às 13h30

Do criador George Lucas, essa animação produzida para Teatros Digitais é projetada em 360 graus (tecnologia fulldome) e oferece uma experiência única para crianças e toda família.

Sinopse: Três coisas são essenciais para uma viagem fantástica através do Sistema Solar: um foguete de papelão; um livro de Astronomia falante e... uma pitada extra de imaginação! Duas crianças constroem um foguete de papelão, munidos da incrível tecnologia de balões cheios de ar, um computador de bordo construído a partir de uma caixa de sapatos e muita imaginação. Quando eles menos esperam começam uma viagem inesquecível pelo Sistema Solar junto com um livro de astronomia falante.

Recursos visuais: animação em 360 graus para Teatro Digital, sem projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: planetas do Sistema Solar.

Indicação: público infantil (maiores de 5 anos).

Duração do filme: 41 minutos.

Duração na sala de projeção: 50 minutos (aproximadamente).

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO JUVENIL E ADULTA - AS ORIGENS DA VIDA - Sábados, às 16h

Numa linguagem simples e atraente, a sessão As Origens da Vida aborda algumas das questões mais profundas da ciência da vida: as origens da vida e a busca humana pela vida fora da Terra.

Iniciando com a teoria do Big Bang, em ordem cronológica, a sessão apresenta questões relativas a origem das moléculas orgânicas na Terra e no Universo, a formação das estrelas, a formação do Sistema Solar, os primeiros indícios de vida na Terra, a extinção dos dinossauros e a busca por vida extraterrestre. Após a busca pela origem da vida, iremos explorar o céu da noite, procurando nos planetas e nas estrelas, locais que possibilitam abrigar vida.

As Origens da Vida é uma viagem inspiradora no tempo e uma celebração da vida na Terra. Durante a sessão são apresentadas as recentes descobertas sobre a ciência da vida, demonstrando que, se em algum momento da humanidade essa ciência fez avanços, este momento é agora!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português e narração ao vivo do céu da noite.

Temática: Vida na Terra, vida fora da Terra, Big Bang, Estrelas e Reconhecimento do Céu.

Indicação: público juvenil e adulto.

Duração (aproximada): 45 minutos.

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO INFANTIL - O ANIVERSÁRIO DO PINGO - Domingos, às 13h30

Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé). Juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: Big Bang, Estrelas, Planetas e Constelações.

Indicação: público infantil (maiores de 6 anos).

Duração (aproximada): 30 minutos.

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO JUVENIL E ADULTA - O MENSAGEIRO DE MARTE - Domingos, às 16h

Durante séculos, os seres humanos sempre tentaram desvendar os segredos do planeta Marte. Na ficção, na ciência ou na imaginação dos terráqueos, a vida no planeta vermelho é algo possível. A questão é saber que tipo de vida pode existir ou vir a existir em Marte. A observação de Marte e sua laçada quando contemplada no solo terrestre, os diversos nomes que o planeta vermelho recebeu no passado, suas luas Deimos e Phobos, o nascer do Sol observado no solo marciano, as sondas enviadas para Marte e muitos outros fatos são apresentados pelo mensageiro de Marte. Venha descobrir quem é O Mensageiro de Marte e o que ele tem a nos falar sobre o seu planeta. Somente aqui, no Planetário e Teatro Digital de Santo André!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: Marte.

Indicação: acima de 12 anos.

Duração (aproximada): 55 minutos.

Capacidade: 230 lugares.

LABORATÓRIO ASTRONÔMICO - Sábados e domingos, após as sessões de cúpula.

Através do Laboratório Astronômico, espaço com 700 m2 de área de painéis e experimentos, os visitantes aprendem assuntos relativos ao Sistema Solar, Astronáutica, Estrelas, Bandeira do Brasil e outros temas ligados à Astronomia e Astronáutica.

Recursos visuais: painéis e experimentos.

Temática: Astronáutica e Astronáutica.

Indicação: público infantil, infanto-juvenil e adulto.

Duração: 30 minutos.

Somente para visitantes que assistiram a sessão de cúpula.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE A SEMANA - PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2015

As duas atividades abaixo acontecerão até o dia 1º de fevereiro e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina.

OFICINA ASTROKIDS

Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e cultural.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: de terça à sexta-feira, às 16h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.


ATIVIDADE ASTROLÚDICA

Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: de terça à sexta-feira, às 17h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: A VIAGEM DE CAÊ

Sinopse: A Viagem de Caê conta a história de um garoto esperto e curioso que depois de uma aula sobre o Sistema Solar na escola, volta para casa muito empolgado com os planetas.Para sua surpresa e de sua cachorrinha Crespinha recebem a visita de um foguete muito misterioso que propõe a ele uma vigem inesquecível. Cae e Crespinha partem em uma incrível viagem para conhecer todos os planetas do Sistema Solar e viver a maior aventura de suas vidas.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: às quintas, às 14h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.

OBSERVAÇÃO DO SOL COM TELESCÓPIO

Utilizando telescópios especiais o público poderá observar o Sol como nunca antes contemplado. Durante as observações serão apresentados conceitos sobre a nossa estrela e o que está sendo observado. As observações estarão sujeitas as condições meteorológicas.

IMPORTANTE: Em caso de céu nublado ou chuva a atividade será cancelada.

Quando: às sextas, às 14h.

Duração: 1 hora.

Local: área externa do Planetário.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

DIA DO ASTRONAUTA – SOMENTE no dia 09 de janeiro de 2015, sexta-feira

No Dia do Astronauta celebraremos a importância da participação brasileira na ida ao espaço. O Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, irá comemorar o dia 09/01 com uma programação especial. Esperamos você!

IMPORTANTE: Estas atividades estão inclusas no ingresso da Sabina, somente no dia 09 de janeiro.

    14h às 15h - Observação do Sol via telescópio;
    15h30 às 16h30 - Oficina Astrokids especial: construção e lançamento de Foguetes Pets;
    16h30 às 17h - Lançamento de foguete de grande pressão.

SERVIÇOS:

BILHETERIA – Venda de ingressos somente pessoalmente, das 12h às 17h.

SABINA

INTEIRA: R$ 10,00

MEIA: R$ 5,00

SABINA E UMA DAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO

(SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS, ÀS 13h30 OU 16h), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DIVULGADA MENSALMENTE.

INTEIRA: R$ 15,00

MEIA: R$ 7,50

SABINA E DUAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO

(SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS, ÀS 13h30 E 16h), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DIVULGADA MENSALMENTE.

INTEIRA: R$ 20,00

MEIA: R$ 10,00

IMPORTANTE:

    Após entrada na Sabina não será possível regressar para comprar ingressos para o Planetário, pois os ingressos não podem ser vendidos separadamente; da mesma forma, se o ingresso para o Planetário for perdido o visitante deverá adquirir, se houver disponibilidade, novos ingressos para a Sabina e o Planetário;

    Quem deseja comprar ingressos para o Planetário deve se programar para chegar com muita antecedência, pois geralmente os ingressos esgotam rapidamente para as duas sessões logo na abertura da Sabina, que ocorre ao meio dia aos sábados, domingos e feriados que não incidam às segundas.
    Para a Sabina não há limite de entrada de público, basta chegar, adquirir o ingresso e entrar. Já no Planetário o atendimento é diferenciado, pois na sala de projeção há um número limitado de poltronas, como num cinema ou teatro.

Formas de pagamento pessoalmente, na Sabina:

Dinheiro, cartão de débito bandeiras Visa e Mastercard.

Não aceitamos cheques ou cartões de crédito.

De acordo com o DECRETO Nº 16.414, DE 31 DE JULHO DE 2013:

Meia entrada:

Válida para estudantes, aposentados, idosos (acima de 60 anos), Servidor Publico Andreense, Professores de outras redes e crianças de 6 a 12 anos.

Isenção:

Válida para professores e alunos da Rede Municipal de Santo André, alunos do ensino fundamental da Rede Estadual cujas unidades estejam localizadas no município de Santo André, pessoas com deficiência e crianças menores de 5 anos.

• É necessário apresentação de documentos comprobatórios (RG, holerite, carteirinhas de estudantes ou declaração de matrícula vigente);

• Os ingressos são válidos somente para o dia da visita;

• Cada visitante poderá adquirir no máximo 8 ingressos;

• Não será permitida a entrada e permanência de menores de 16 (dezesseis) anos, desacompanhados de um representante adulto.

SERVIÇOS:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

E

Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)

Santo André – SP

CEP: 09181-730

Telefone: 11 4422-2017

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse o link http://bit.ly/11vvZqq  (Google Maps) para saber como chegar na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Estacionamento grátis, sujeito a vagas.

Não há lanchonete no local por enquanto, mas há um refeitório onde os visitantes podem consumir lanches que trouxerem por conta.

Parque Escola

  • Escrito por Prefeitura de Santo André
  • Categoria: Educação
  • Acessos: 54863

Pq Escola  24O Projeto Parque Escola teve início em 1997, focado em oferecer educação inclusiva enfatizando o meio ambiente como um dos principais recursos do processo de construção do conhecimento. O objetivo do espaço é sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, a partir de oportunidades reais na construção e ampliação do conhecimento através do estudo do meio. Seus 50 mil m² oferecem recursos pedagógicos para estimular e despertar a curiosidade sobre a temática ambiental, a botânica, a arte e o reaproveitamento de materiais, bem como a valorização do convívio social e as práticas educacionais.

Grande parte das áreas do Parque Escola foi construída com materiais recicláveis e com a reutilização de recursos naturais.

Quem visita o Parque Escola encontra ambientes como a horta orgânica, horto de plantas medicinais, bromeliário, orquidário, plantas carnívoras, cactário, bosque, sala da árvore laboratório pedagógico de informática, minhocário, sucatoteca, ‘Viveiro Escola’, salas para experimentos com papéis recicláveis, terrário e tinta de terra. Há também biblioteca, galpão para eventos e auditório.

O Parque Escola oferece cursos regulares, na forma de oficinas, palestras e exposições em sua agenda mensal. Além disso, dispõe de espaços para espetáculos teatrais, exposições de fotos e artes plásticas, academia ao ar livre e espaço arborizado para caminhada.


SERVIÇO:
Parque Escola
Rua Anacleto Popote, 46, bairro Valparaíso, Santo André
Telefones: 3356-9050 / 3356-9052
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  • ATRAÇÕES


Agenda Mensal

O Parque Escola mantém mensalmente atividades voltadas para a Educação Ambiental, todas ministradas em parceria com as secretarias da Prefeitura de Santo André e com voluntários que, por meio de cursos, palestras e oficinas trabalham conceitos sobre botânica, sustentabilidade, reutilização de materiais, entre outros. Todas as atividades são divulgadas na agenda mensal do parque e são totalmente gratuitas. O Parque Escola oferece ainda aulas de yoga , lian gong, tai chi chuan e orientações para caminhada para a Terceira Idade.

Pq Escola  14Espaços Pedagógicos: No momento, os espaços pedagógicos do Parque Escola são utilizados pelos alunos da rede municipal de Santo André nas aulas passeio monitoradas e não estão abertos à visitação pública.

Bosque

O bosque possui uma quantidade e diversidade de árvores, que permitem trilhas pela pequena mata, com baixa luminosidade e temperatura. Ambiente agradável nos dias quentes. Algumas espécies despertam maior atenção dos visitantes, como o eucalipto gigante, o pau-jacaré e o pau-brasil.

Bromeliário

Existe no Parque uma coleção de bromélias. Entre elas, a gigante vriesia imperialis, a neoregelia marmorata, com sua folhagem colorida, e a aechmea blanchetiana, de folhagem alaranjada. O Bromeliário é distribuído por corredores formados por troncos de árvores para proteger as plantas do sol.

Canteiros de Plantas Carnívoras

As crianças irão se encantar com a pequena, mas interessante coleção de plantas carnívoras, à disposição em dois canteiros, destinados ao cultivo e à observação dessas plantas.Pq Escola  8

Horta orgânica

Pensado inicialmente para ser um instrumento prático dos cursos de agricultura orgânica e cultivo de hortaliças, a horta orgânica faz parte da aula passeio no parque, com o objetivo de resgatar o conhecimento popular da agricultura doméstica. A horta orgânica tem um cultivo rotativo de hortaliças e legumes. Para o processo de plantio, utiliza-se a reciclagem de lixo – como pilha de compostagem – e do minhocário, para a produção de húmus.

Horto de plantas medicinais e aromáticas

É o espaço mais antigo do parque. Foi construído em 1997 por iniciativa de um grupo de alunos e voluntários que participavam de uma oficina na época. Dedica-se ao cultivo e identificação de plantas aromáticas e de interesse medicinal, com o propósito de resgatar o uso popular destas espécies. É reconhecido pela riqueza de aromas, texturas, sabores e cores.

São aproximadamente 60 espécies de plantas à disposição dos visitantes, como alecrim, hortelã, açafrão, poejo, entre outras. Como o nome mesmo diz, essas plantas são cultivadas organicamente e sem fertilizantes químicos. O solo é adubado por meio de compostos naturais. Até o controle de pragas e plantas invasoras também é feito naturalmente, com estratégias de não agressão ao meio ambiente.
Obs.: Espaço em reestruturação

Jardim dos cactos e das plantas suculentas

Fundado em 29 de abril de 2003, e único na região do Grande ABC, o jardim dos cactos e das plantas suculentas desperta a atenção do visitante pela maneira como conseguem desenvolver mecanismos específicos de sobrevivência em uma condição climática distinta de suas origens.

O jardim tem exemplares vindos da Índia (euphoriba láctea, var cristata, cujo caule tem formato de crista), do México (myrtillocactus geometrizans, com caule colunar com formas geométricas distintas) e de Madagascar. Destaque também para o cacto brasileiro cereus jamacaru, mais conhecido como mandacaru.

Igualmente, as plantas suculentas, popularmente cultivadas dentro de vasos, também encontraram no cactário o local ideal para o seu desenvolvimento.
Obs.: Espaço em reestruturação

Orquidário

Pq Escola  7Instalado no Parque Escola destina-se às aulas práticas de cultivo, orientação de técnicas de plantio e transplante, adubação adequada e condições básicas para o melhor desenvolvimento das plantas. Disponibiliza uma coleção composta de várias espécies de orquídeas distribuídas em vasos e canteiros. A maior é nativa da Mata Atlântica e de regiões asiáticas e híbridas artificiais. Destacam-se, chuva-de-ouro (oncidium flexuosum), orquídea-bambu (arundina graminifolia), baunilha (vanilla sp.), sapatinho (paphiopedium insigne) e olho-de-boneca (dendrobium nobile).

Sala da árvore

Antigamente, a sala era dividida com inúmeras coleções de botânicas. Agora, é composta pelos recursos didáticos: insetário e terrário. Um espaço que contém espécies vivas de bicho pau. O contato direto com os animais e os materiais, fascina todos os alunos da rede municipal que participam da atividade, estabelecendo a importância da preservação ambiental.

Sala do papel

Este espaço estimula posturas responsáveis em relação ao consumo e desenvolve práticas alternativas que evitem o desperdício do material. O local dispõe de objetos feitos com papel reciclável artesanal, como porta-retratos, porta-lápis, caixas decorativas, luminárias e blocos de anotações, entre outros.

Sucatário
O acervo de sucata é organizado e classificado como espaço para geração de ideias e transformação de materiais reutilizados e recicláveis.

Sucatoteca

Criada em 2004, a Sucatoteca visa difundir o conceito da coparticipação e responsabilidade social sobre a reciclagem, o reaproveitamento e a redução da geração de lixo, por meio da vivência com a confecção de objetos, a partir da sucata. Dessa forma, o espaço quer promover a reflexão sobre a questão ambiental por meio do uso de atividades lúdicas e criativas.

Você aprenderá nas oficinas, por exemplo, que é possível transformar papelão em um tapete, fazer um jogo de damas com tampinhas, transformar garrafas de plástico em carrinhos, cavalos, instrumentos musicais, puffs, cortinas, entre outros.Pq Escola  20

A Sucatoteca também oferece aos visitantes palestras, eventos, formações temáticas e oficinas de criação e construção de objetos. A equipe disponibiliza esses cursos nas unidades escolares da rede municipal de Educação que solicitarem. Professores, pais e funcionários das escolas também estão aptos a participarem.

Viveiro Escola

Espaço construído em parceria com o Instituto Fábrica de Floresta e a Brasken. Fundamentado no conceito da Educação Ambiental, mostra, por meio de experiências teóricas e práticas, todo o processo de desenvolvimento e produção de uma planta, contemplando todas as suas fases, desde sua coleta e germinação até o estágio adulto. O Viveiro produz 20 mil mudas anualmente, 50% da produção é destinada à arborização urbana da cidade e os outros 50% são do Instituto Fábrica de Florestas.

Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler

  • Categoria: Educação
  • Acessos: 142550

Ceratosaurus animatrônico

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo, tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados, o público em geral pode se divertir enquanto aprende.

Instalada em uma área total de 24 mil m², possui 11 mil m² ocupados pelo prédio principal da Sabina e 3 mil m² do Planetário, totalizando 14 mil m² de área construída. O pavilhão foi idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia, exposições temporárias, o espaço abriga ainda laboratório musical, biblioteca, auditório e salas de aula.

Entre as atrações mais admiradas pelos visitantes estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, principalmente depois de ganhar, no final de 2013, o primeiro filhotinho da ave nascido na Sabina.

Outra atividade muito procurada é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.

Ainda no patamar das experiências, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.

PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL – A Sabina Escola Parque abriga o mais moderno planetário do Brasil. O Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, com capacidade para 230 pessoas, é o único com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

A sessão dura cerca de 40 minutos com imagens produzidas por dois projetores Sony integrados para exibirem imagens em 360º (full dome) com altíssima qualidade. As sessões são realizadas aos finais de semana e feriados, às 13h30, voltada principalmente para o público infantil, e às 16h, com conteúdo mais indicado para adultos.
NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC) - Em 2 de abril de 2015, o Núcleo de Observação do Céu (NOC) entrou em funcionamento na SABINA – Escola Parque do Conhecimento, e conta com modernos telescópios e binóculos para observações do Sol e de objetos celestes noturnos. Projetado numa área externa especial da Sabina, o NOC também conta com cinco Rosas dos Ventos, um Observatório Indígena e um Relógio de Sol Analemático.
ESCOLAS – O espaço recebe escolas de terça a sexta-feira em visitas exploratórias que são agendadas previamente. O agendamento para 2015 reabre no dia 1º de fevereiro.

Mais informações pelo telefone 11 4422-2001 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO
PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER
NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC)

RECESSO: DE 18/12/2015 A 04/01/2016
RETORNO PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2016
DE 05 A 31 de janeiro

“FÉRIAS NA SABINA E PLANETÁRIO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ”

Além dos finais de semana e feriados, em recessos escolares a Sabina oferece uma programação especial de férias para o público em geral. De terça a domingo, de 5 a 31 de janeiro, sempre das 12h às 18h (bilheteria até 16h45), a Sabina abre suas portas para a população, proporcionando a interação com mais de 140 experimentos científico-pedagógicos, réplicas de dinossauros, pinguinário, serpentário, aquário marinho, além do mais moderno Planetário do Brasil (para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados).

Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento em Santo André (SP), o Planetário e Teatro Digital de Santo André (Planetário Johannes Kepler) é o mais moderno do Brasil. Através do projetor óptico mecânico, modelo Starmaster SB, produzido pela empresa Carl Zeiss Planetarium e dois projetores Sony SRX é possível representar fielmente o céu da natureza com mais de 6000 estrelas, além de projetar filmes nas diversas áreas do conhecimento em 360º, caracterizando-o também como Teatro Digital.

O Núcleo de Observação do Céu (NOC) veio a preencher uma demanda dos visitantes: a vontade de acompanhar os fenômenos celestes ao vivo, por meio da observação direta do céu real da natureza. Isso porque, após assistir a uma sessão de Planetário, naturalmente o interesse e a curiosidade são despertados, e qualquer pessoa, não importa a idade, sempre acaba querendo estender a experiência, passando a contemplar o céu real da natureza com outros olhos. O NOC foi por isso inaugurado, no dia 02 de abril de 2015, para se constituir como um espaço especializado, com equipamentos que permitem uma completa imersão na experiência de se observar o Universo, por meio dessa janela que é o céu real da natureza.

Oficinas e atividades especiais de terça a sexta e aos finais de semana tem vagas limitadas e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina.

Mais informações no site www.santoandre.sp.gov.br


PROGRAMAÇÃO SABINA Escola Parque do Conhecimento

RECESSO: DE 18/12/2015 A 04/01/2016
RETORNO PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2016:

De 05 a 31: Atendimento ao público em geral, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Sábados e domingos, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Mais informações sobre as atrações e acervos da Sabina no facebook.com/sabina.planetario
Outras informações sobre ingressos em “Bilheteria”.

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO E TEATRO DIGIAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER

Sábados e domingos:

Para assistir as sessões de cúpula abaixo é necessário adquirir ingresso Sabina + Planetário, mais informações em “Bilheteria”

O Segredo do Foguete de Papelão - sábados, às 13h30
Do criador George Lucas, essa animação produzida para Teatros Digitais é projetada em 360 graus (tecnologia fulldome) e oferece uma experiência única para crianças e toda família.
Sinopse: Três coisas são essenciais para uma viagem fantástica através do Sistema Solar: um foguete de papelão; um livro de Astronomia falante e... uma pitada extra de imaginação! Duas crianças constroem um foguete de papelão, munidos da incrível tecnologia de balões cheios de ar, um computador de bordo construído a partir de uma caixa de sapatos e muita imaginação. Quando eles menos esperam começam uma viagem inesquecível pelo Sistema Solar junto com um livro de astronomia falante.
Recursos visuais: animação em 360 graus para Teatro Digital, sem projeção de estrelas
Áudio: gravado em português
Temática: planetas do Sistema Solar
Indicação: público infantil - maiores de 5 anos
Duração: 50 minutos (aproximadamente)
Capacidade: 120 lugares


As Origens da Vida – sábados, às 16h


Numa linguagem simples e atraente, a sessão As Origens da Vida aborda algumas das questões mais profundas da ciência da vida: as origens da vida e a busca humana pela vida fora da Terra.
Iniciando com a teoria do Big Bang, em ordem cronológica, a sessão apresenta questões relativas a origem das moléculas orgânicas na Terra e no Universo, a formação das estrelas, a formação do Sistema Solar, os primeiros indícios de vida na Terra, a extinção dos dinossauros e a busca por vida extraterrestre. Após a busca pela origem da vida, iremos explorar o céu da noite, procurando nos planetas e nas estrelas, locais que possibilitam abrigar vida.
As Origens da Vida é uma viagem inspiradora no tempo e uma celebração da vida na Terra. Durante a sessão são apresentadas as recentes descobertas sobre a ciência da vida, demonstrando que, se em algum momento da humanidade essa ciência fez avanços, este momento é agora!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.
Áudio: gravado em português
Temática: Vida na Terra, vida fora da Terra, Big Bang, Estrelas, Exoplanetas e Reconhecimento do Céu
Indicação: público juvenil e adulto
Duração (aproximada): 50 minutos
Capacidade: 120 lugares


O Aniversário do Pingo – Domingos, às 13h30

Tempo estimado: 45 minutos

Sinopse: Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé), e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.


Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas
Áudio: gravado em português
Temática: Big Bang, Estrelas, Planetas e Constelações
Indicação: público infantil - maiores de 5 anos
Duração (aproximada): 30 minutos
Capacidade: 120 lugares

Limite: O Céu de Santo André - domingos, às 16h
Todos são convidados a embarcar em uma jornada para explorar os limites do Universo. Durante essa viagem, são mostrados os instantes iniciais do Big Bang e como ele evoluiu para a estrutura que observamos hoje, mostrando a formação das galáxias, das estrelas e de nosso Sistema Solar. Após essa jornada, exploraremos o céu noturno da cidade de Santo André. Planetas visíveis a olho nu, constelações e estrelas são alguns dos objetos celestes apresentados no Planetário.

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas
Áudio: gravado em português
Temática: Big Bang, Estrelas e Reconhecimento do Céu
Indicação: público infanto-juvenil e adulto
Duração (aproximada): 50 minutos
Capacidade: 230 lugares

LABORATÓRIO ASTRONÔMICO - sábados e domingos, após as sessões de cúpula (*)
Através do Laboratório Astronômico, espaço com 700 m2 de área de painéis e experimentos, os visitantes aprendem assuntos relativos ao Sistema Solar, Astronáutica, Estrelas, Bandeira do Brasil e outros temas ligados à Astronomia e Astronáutica.

Recursos visuais: painéis e experimentos
Temática: Astronáutica e Astronáutica
Indicação: público infantil, infanto-juvenil e adulto
Duração: 30 minutos
(*) Somente para visitantes que assistiram a sessão de cúpula


ATIVIDADES ESPECIAS PARA O PERÍODO DE FÉRIAS


NO PLANETÁRIO

Oficina Astrokids

Descrição: Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e cultural.

DIAS: de 08 a 17 de dezembro, de terça a sexta-feira
Horários: das 15h30 às 16h30
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 20
COMO PARTICIPAR: por ordem de chegada, no corredor de acesso ao Planetário
INDICAÇÃO: crianças
LOCAL: corredor de acesso ao Laboratório Astronômico


Oficina Astrokids especial: “Dia do Astronauta”

Descrição: Para comemorar o Dia do Astronauta (data oficial: 09/01), a equipe do Planetário vai preparar uma atividade exclusiva para este dia tão especial.
Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e cultural.
DIA: 09 de janeiro, sábado
Horário: das 12h15 às 13h
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 20
COMO PARTICIPAR: por ordem de chegada, no corredor de acesso ao Planetário
INDICAÇÃO: crianças e adolescentes
LOCAL: corredor de acesso ao Laboratório Astronômico

Atividade Astrolúdica
Descrição: Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.

DIAS: de terça a sexta-feira
Horários: das 16h45 às 17h45
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 20
COMO PARTICIPAR: por ordem de chegada, no corredor de acesso ao Planetário
INDICAÇÃO: crianças
LOCAL: corredor de acesso ao Laboratório Astronômico


MINI CURSO: RECONHECIMENTO DO CÉU

OBJETIVOS: apresentar para iniciantes conceitos e práticas de observações do céu noturno a olho nu para latitude local.
REQUISITOS: ter idade a partir/acima de 16 anos.
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 120 (cento e vinte), por ordem de chegada das fichas de inscrição.
DATA: sábados, 23 ou 30 de janeiro de 2016
VALOR: gratuito
HORÁRIO: das 9h às 11h
LOCAL: sala de projeção do Planetário e Teatro Digital de Santo André


NO NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC)

Atividade: Observação do Sol com telescópios e binóculo

Descrição: Com binóculos e telescópios especiais preparados para observações do Sol (filtros solares Baader, Thousand e H-alpha), o público poderá contemplar diversos fenômenos que estarão presentes na nossa estrela. Na época que nos encontramos é comum o aparecimento de manchas solares, proeminências e filamentos. Porém, outros fenômenos poderão ser contemplados diretamente nos telescópios e binóculos. Venha descobrir e compreendê-los!

DIAS: de terça a sexta-feira
Horários: das 13h às 15h30
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 30
COMO PARTICIPAR: Atividade limitada para as 30 primeiras pessoas que comparecerem no balcão de informações do Planetário para retirada de senha
INDICAÇÃO: para todas as idades
LOCAL: Núcleo de Observação do Céu

IMPORTANTE: A atividade de observação do Sol estará sujeita a condição meteorológica. Em caso de céu nublado ou chuva, essa atividade será cancelada. O cancelamento poderá ser realizado sem aviso prévio.

16 de janeiro de 2016 (sábado) – das 20h às 21h

· OBSERVAÇÃO NOTURNA NO NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU


Descrição: O Núcleo promove, mensalmente, um sábado de observação noturna com telescópios e binóculos. Para participar, é necessário efetuar reserva através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em caso de céu nublado ou chuvoso, não deixe de comparecer, pois a equipe do NOC irá realizar atividades de reconhecimento e exploração do céu de maneira virtual, por meio de softwares astronômicos de simulação em lousa interativa.

Só serão inscritos participantes que já tenham 16 anos completos ou que estejam devidamente acompanhados por um representante adulto, lembrando que todos devem solicitar inscrição.

A participação é restrita à Observação no Núcleo de Observação do Céu – NOC, não dá direito à visitação ou acesso ao acervo da Sabina;

HORÁRIO: das 20h às 21h
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 50 (cinquenta)
COMO PARTICIPAR: através de inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 14 de janeiro
PÚBLICO ALVO: livre
LOCAL: Núcleo de Observação do Céu, localizado na SABINA Escola Parque do Conhecimento
EVENTO GRATUÍTO


ATIVIDADES ESPECIAIS DE FÉRIAS – todas inclusas no ingresso de acesso à Sabina

NA SABINA


Oficina: Caleidoscópio

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam seus próprios caleidoscópios, constituído por três espelhos posicionados em forma de triângulo que reproduzem inúmeras imagens.
Dias: quartas, sextas e domingos
Horários: das 15h30 às 16h
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala de Ciência e Tecnologia
Indicação: crianças


Oficina: Cinema Palito

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam um Cinema Palito, utilizando os princípios da persistência retiniana para criar a ilusão de movimento stop motion.
Dias: terças, quintas e sábados
Horários: terças e quintas às 14h e sábados às 15h30
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala de Ciência e Tecnologia
Indicação: crianças


Apresentação CIÊNCIA É SHOW

Descrição: equipe de monitores realiza uma apresentação de experiências cientificas interessantes e bastante dinâmicas, que envolvem noções de química e física que despertam a curiosidade e o interesse das crianças pela ciência.
Dias: sextas, sábados e domingos
Horários: das 15h às 16h
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local - Auditório da Sabina
Indicação: crianças


Oficina: Percepção Socioambiental – Vivência na Natureza

Descrição: por meio de atividades sensoriais e lúdicas, a pessoa é convidada a interagir com a Natureza e demais pessoas, visando experimentar sensações e percepções antes não vividas.
Dias: sábados e domingos
Horários: das 15h às 15h30
Nº de vagas: 10
Como participar: senha
Indicação: livre


Oficina: Brincadeiras do “Túnel do Tempo”

Descrição: pular corda, pião, bambolê, bolinha de gude entre outras atrações.
Dias: sábados e domingos
Horários: das 14h30 às 15h
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra
Indicação: crianças


Oficina: Confecção de Pipas

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças aprendem a confeccionar pipas, além de aprender os princípios científicos por trás do vôo.
Dias: quartas e sextas
Horários: às 14h
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra
Indicação: crianças


Oficina: Observação de Aves

Descrição: por meio de binóculos será possível reconhecer a avifauna nas proximidades da SABINA. (em caso de chuva a atividade será cancelada, pois deve ser realizada em ambiente externo)
Dias: sábados e domingos
Horários: das 15h30 às 16h
Nº de vagas: 10
Como participar: por ordem de chegada, com retirada de senhas entregues ao lado do robe BIT
Indicação: livre


Oficina: Disco de Newton

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam seus próprios Discos de Newton, além de aprender a composição da luz branca.
Dias: terças e quintas
Horários: às 15h30
N° de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala de Ciência e Tecnologia
Indicação: crianças

Oficina: Arte Urbana – Colagem

Descrição: o visitante tem a oportunidade de se expressar por meio da arte e deixar sua marca registrada, não apenas escrevendo frases ou assinando seu nome (como costumavam fazer os grafiteiros), mas sim registrar um pensamento crítico ou de protesto através da imagem com colagem de cartazes.
Dias: sábados e domingos
Horário: às 16h
Nº de vagas: Livre
Como participar: comparecer no local – Sala da terra
Indicação: a partir de 4 anos


· EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “ÁFRICA ATIVA” (visitação inclusa no ingresso de acesso à Sabina)


Descrição: Por meio de diferentes instalações, o intuito da exposição é fazer o aluno visitante mergulhar na arte, cultura e memória das diferentes sociedades africanas. O passeio é um convite profundo para o conhecimento de um mundo ancestral e ao mesmo tempo atual. As pontes: expressões contemporâneas que abordam sustentabilidade, artes e sabedorias complexas do continente negro. Os protagonismos emergem nas instalações lúdicas dos panos largos, nos painéis fotográficos socioeducativos, no percurso de memoráveis iniciativas e personagens africanas; onde a delicadeza e a diversidade de formas de expressão do continente são exploradas em suas essências, exemplificando uma África ativa e fora dos clichês.

Dias e horários: mesmo horário de funcionamento ao público em geral
Nº de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra – Espaço Expositivo
Indicação: livre

SERVIÇOS:

Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento no Dia das Crianças
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: de terça à sexta, de 08 a 17 de dezembro, das 9h às 17h
Sábados e domingos, das 12h às 18h
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, ou R$ 40, para assistir as duas, com direito a passeio por toda a Sabina (conforme a programação).
Estacionamento: gratuito, sujeito a vagas

Mais informações: 11 4422-2000

Cidadão

Servidores

Empreendedor