Orquestra Sinfônica de Santo André

Diretor Artístico: Maestro Abel Rocha

Foto PB Natália
 Regente Assistente: Natália Larangeira

No ano de 1987, o projeto pioneiro de criação da Orquestra Sinfônica de Santo André foi implantado.

Desde então, a OSSA comprova ser um organismo de divulgação e irradiação de cultura importantíssimo para Santo André e toda a região. Aquela orquestra jovem criada em 1988 pelo maestro Flavio Florence passou por diversas transformações e ampliações e hoje é uma das mais respeitadas orquestras sinfônicas do Estado, graças à sua programação sólida e projetos artísticos diferenciados.

Desde março de 2014 a OSSA é dirigida pelo maestro Abel Rocha, que traz sua colaboração para a programação do conjunto. Sendo o único organismo sinfônico da cidade de Santo André, a OSSA prima por realizar uma série diversificada de espetáculos e ações musicais.

A atividade artística da Orquestra Sinfônica de Santo André, em suas diversas facetas, estilos e gêneros, dá suporte a uma programação que inclui espetáculos como óperas, balés, concertos ao ar livre, concertos de música popular brasileira, música de câmara,e a participação de solistas internacionais, distribuídos em diversas séries organizadas durante o ano.

a.     Concertos da Temporada Sinfônica:

Série anual de concertos sinfônicos regulares, realizada mensalmente no Teatro Municipal de Santo André, aos sábados, com entrada franca. Contam com a participação de solistas convidados, em diversas áreas musicais.

b.     Concertos Itinerantes:

Série de concertos sinfônicos realizados aos domingos em igrejas e diversos espaços públicos da cidade, com entrada franca.

c.     Óperas e concertos líricos:

Realização de festivais e concertos líricos de óperas em conjunto com entidades parceiras.

d.     Concertos didáticos:

Concertos para alunos da rede pública, com roteiro didático elaborado especialmente para criança, no TMSA. Oferecida para escolas e realizadas no horário letivo.

e.      Conversando sobre música:

Apresentação de concertos para públicos diferenciados, executados por orquestra de câmara, durantes as quais o maestro Abel Rocha pode conversar com o público sobre música e propor uma nova experiência num concerto de música instrumental.

f.      FlashMob Sinfônico:

Série de apresentações-relâmpago realizadas em espaços públicos da cidade, nas quais as pessoas que passam pelo local são surpreendidas por uma apresentação da OSSA e estimuladas a interagir com a Orquestra, regendo o grupo.

g.     Oficinas Internacionais de Regência Orquestral

Voltada a jovens profissionais e estudantes de regência, as Oficinas de Regência idealizadas pelo maestro Abel Rocha em 2015, oferecem a oportunidade de desenvolvimento no trabalho frente a uma orquestra sinfônica.

Com certeza, a Orquestra Sinfônica de Santo André assume cada vez mais sua responsabilidade de ser um pólo de criação e divulgação da cultura. E uma diferenciada opção de programação artística para os moradores de Santo André e região.

Nossos Maestros
Abel Rocha (desde 2014)