Logo 5 2017

 

Menu

Principais atrativos da Vila de Paranapiacaba

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba: Principal marco referencial da paisagem da Parte Alta.

igreja-paranapiacaba

Relógio da Estação: Suas badaladas regulavam os horários dos trens e o trabalho dos funcionários da ferrovia.

museu-paranapiacabaMuseu Funicular: Operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), guarda um pouco da história da ferrovia com suas locomotivas, vagões, máquinas e ferramentas utilizadas na manutenção dos trens.

Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ): Abriga exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martim Smith.

Casa Fox (Casa da Memória): Duas casas de trabalhadores geminadas foram restauradas para divulgar as memórias individuais e coletivas dos moradores locais.

Mercado: Local de abastecimento de secos e molhados dos antigos ferroviários, a construção foi restaurada, tornando-se um espaço multi-cultural. Durante o festival abrigará o Espaço Cambuci, feira de produtos gastronômicos com cambuci. Fruto típico da Mata Atlântica, o cambuci é tradicionalmente utilizado por moradores em diversas receitas do cardápio local, tais como bebidas, sucos, doces e até mesmo pratos salgados. O evento contará também com a presença dos municípios da Rota Gastronômica do Cambuci tais como São Paulo, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra dentro outros, com diversos produtos a base do fruto como geléia, trufa, sorvete, suco, cachaça, licor e mudas.

Espaço Cambuci
Local: Av. Manoel Ferraz de Campos Salles, s/nº
Funcionamento: das 10h às 19h

Museu Castelo: A construção de 1898 era a casa do engenheiro-chefe da ferrovia. Hoje abriga exposição permanente com móveis e peças que resgatam a história da ferrovia.


Clube União Lyra Serrano:
Espaço de lazer dos trabalhadores da ferrovia, erguido na década de 1930, é até hoje espaço de importantes eventos da Vila. Durante o FIP abriga as atrações do Sesc. Os ingressos para os shows serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do clube.

Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba:

Nesta unidade de conservação, o visitante pode se aventurar pelas seis em meio à Mata Atlântica. No local encontram-se exemplares de samambaias, bromélias e orquídeas, além de animais, como, por exemplo, sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás, macucos, morcegos, felinos, bichos-preguiça, peixes, entre outros. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings e que dão o nome à Unidade de Conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores(as) credenciados(as)  pela Prefeitura de Santo André. O serviço pode ser contratado no local ou ser agendado previamente.

Funcionamento do Parque Nascentes de Paranapiacaba:
 - de terça à sexta-feira, das 8:30 às 15:30h. Finais de semana e feriados, das 8 às  16:45h.

-  O serviço de monitoria de trilhas é contratado à parte e pode variar de preço conforme o roteiro. Consulte a lista de monitores(as) credenciados(as) aqui. 

-  Já visitou o Parque Nascentes de Paranapiacaba? Se quiser contribuir com a melhoria dos serviços do parque preencha a pesquisa “Perfil e Satisfação do Visitante”, que está disponível aqui. A Prefeitura de Santo André agradece a sua cooperação.

Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba: conta com exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com exibição de alguns aspectos da Fauna e Flora que podem ser encontrados na região, além de monitores de TV que apresentam um vídeo institucional do Parque. Há ainda maquete da área do Parque e banners com informações sobre o mesmo, além de informações sobre a visitação nas trilhas que deve ser acompanhada por monitor(a) ambiental credenciado(a) pela Prefeitura.

Endereço: na Rua Direita, 371 - 11 4439-0321
Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 8:30 às 15:30h. Finais de semana e feriados, das 8 às 16:45h.
Visitação gratuita

Campo de Futebol ULS: O campo do Serrano Atletic Club, fundado em 1903, é famoso por ter recebido entre outros o pai do futebol brasileiro, o ferroviário Charles Miller.