Conselho de Alimentação Escolar

• Escrito por Prefeitura de Santo André

Programa de Alimentação Escolar de Santo André

Em Santo André, a responsável pela preparação e distribuição da alimentação escolar é a Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa), que oferece merenda para cerca de 120 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual, além de entidades conveniadas.

Todo o processo de produção da merenda pode ser visitado por pais, alunos e educadores. Os interessados devem procurar a direção da escola onde estudam seus familiares para agendar a visita. A escola é responsável pelo transporte até a cozinha central, onde é preparada 50% da merenda escolar, ou a própria cozinha na escola.

Para a produção das refeições são utilizadas aproximadamente 200 toneladas por mês de gêneros perecíveis como carnes, hortifrutigranjeiros, além de arroz, feijão e macarrão, entre outros.

Todo o processo, desde a aquisição dos alimentos até o preparo final para o consumo dos alunos, é realizado por uma grande equipe de funcionários operacionais, administrativos e técnicos da Craisa, num total de cerca de 330 pessoas, que primam pela qualidade das refeições oferecidas.

O Programa de Alimentação Escolar de Santo André preocupa-se, principalmente, com a qualidade nutricional, onde o cardápio é elaborado de acordo com as necessidades de cada faixa etária e permanência do aluno na escola. Os procedimentos de boas práticas de manipulação dos alimentos, exigência da legislação vigente, são seguidos à risca.

A Craisa abastece mais de 180 espaços educacionais. O município é o único do ABC que atende também a rede estadual.