Logo 4 2017

 

Menu

Projetos Culturais

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

Escola Livre de Teatro
A Escola Livre de Teatro (ELT) é um espaço de pesquisa cênica, criado e mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo, com o intuito de formar artistas por meio da vivência de processos criativos legítimos, em que o rigor e o compartilhamento da experiência teatral articulam as devidas provocações estéticas e, sobretudo, éticas.

Além do trabalho amplo de formação dos jovens artistas, o que se vê no cotidiano da ELT é mais do que isso: encontra-se ali, numa área suburbana, um centro de pesquisa criativo, laboratório de experimentações em que professores-artistas projetam e criam cenas em um campo aberto para suas próprias inquietações poéticas e investigações cênicas.

A ELT conta hoje com um corpo docente formado por mestres-artistas atuantes no teatro brasileiro contemporâneo. A escola tem um perfil muito dinâmico e novos núcleos são criados de acordo com as necessidades de cada momento. Atualmente, estão em funcionamento os seguintes núcleos de trabalho:

1. Teatro-Laboratório (Iniciação Teatral)
2. Direção
3. História do Teatro
4. Formação do Ator
5. Máscara
6. Pedagogia Teatral
7. Dramaturgia
8. Interpretação

Contato:
Escola Livre de Teatro
Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha
(11) 4996-2164
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Escola Livre de Cinema e Vídeo

"A Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André propõe um curso livre e gratuito na área de audiovisual, trabalhando com recursos digitais e com produção de baixo orçamento buscando a vivência prática e artística desta linguagem.

A E.L.C.V. é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André - SP, que se baseia em outras experiências bem sucedidas no setor da formação artística, sobretudo na ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André e nas unidades da Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA, além de trabalhar em parceria com instituições de divulgação cultural e do cinema tais como o SESC, através de sua unidade de Santo André, Associação Kinoforum, MIS - Museu da Imagem e do Som, Oficinas Culturais - Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Festival do Minuto, além de parcerias com empresas e projetos com outras secretarias da Prefeitura de Santo André, levando o conhecimento e vivência proporcionados pelo cinema ao maior público possível.

Oferecemos a todos os interessados curso regular, com média de 3 anos de duração, cursos de curta duração, oficinas, workshops, exibições de filmes através do cineclube com debates e discussões dos filmes apresentados e em muitas oportunidades com a presença de roteiristas, diretores, atores e pessoas que trabalharam na produção, oferecendo experiências que permitem o aprendizado de forma mais ampla além da oportunidade de assistir grande variedade de histórias, algumas com exclusividade de lançamento, e temas propostos."

Contato:
Escola Livre de Cinema e Vídeo
Avenida Utinga, 136 – Vila Metalúrgica (Chácara Pignatari)
(11) 4461-4181
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Escolas, Cursos e Oficinas
Escola Livre de Literatura
Escola Livre de Literatura de Santo André (ELL) realiza um processo continuado de formação e informação na área de literatura, fortalecendo as iniciativas de criação literária na cidade e interligando-as à produção de linguagens diversas bem como a outras cidades, estados e países, levando em conta referências filosóficas e estéticas contemporâneas. A ELL está situada na Casa da Palavra desde 2004, ano em que foi criada, e oferece cursos em diferentes módulos, com durações variadas.

A ELL oferece núcleos específicos de criação e crítica literária, eventos abertos ao público em geral (seminários, palestras, debates, recitais etc.) e grupos de estudo e reflexão sobre literatura e crítica literária, além de diversas outras atividades que promovem a ampliação do conhecimento e o refinamento do olhar crítico.

Como participar
Todas as atividades (cursos, grupos, núcleos etc.) são gratuitas. As inscrições prévias são necessárias apenas para os núcleos.
A idade mínima é, preferencialmente, 16 anos. A escolaridade exigida é variável conforme os cursos oferecidos.

Serviços
Laboratório de Inclusão Digital - Laboratório de informática com doze computadores, em parceria com a Secretaria de Educação. Cedido para usuários por uma hora para pesquisa ou outras atividades. Está disponível para a população em geral de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h; às terças, o laboratório fica fechado para manutenção dos computadores.

Contato:
Escola Livre de Literatura / Casa da Palavra
Praça do Carmo, 171 - Centro
(11) 4992-7218
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Centro de Dança

“O Centro de Dança de Santo André oferece formação, por meio da Escola Livre de Dança – ELD, além de promover a difusão e a pesquisa em dança contemporânea. Seus projetos têm como papel a formação cidadã, a inclusão cultural da população e a formação sólida de bailarinos independentes –capacitados também como arte-educadores e agentes de cultura.


Serviços, cursos e projetos

O Centro de Dança fornece serviços e desenvolve projetos em busca da formação de público para a dança e para a arte, do resgate e valorização da individualidade e da promoção do respeito e da ética coletiva na comunidade participante.

Conheça os serviços e projetos:

Biblioteca e Videoteca de Dança

Contém um acervo atualizado de teses, livros, vídeos e DVDs de dança e áreas afins, para consulta no local. O acervo pode ser consultado aqui.

Núcleo de Adultos
È composto de cursos voltados a pessoas a partir dos 25 anos de idade. Neste núcleo, a demanda por atividades que promovam a saúde com pensamentos provenientes da dança é suprida com o trabalho em grupo, a liberdade de criação e expressão, o resgate da individualidade e o conhecimento e consciência corporal.

Contato:
Escola Livre de Dança
Rua Eduardo Monteiro, 410 - Jd. Bela Vista.
(11) 4438-5021


Escolas, Cursos e Oficinas - Projeto Emiacidade

PROJETO EMIACIDADE
Oficinas de iniciação artística nas linguagens de dança, teatro e música dirigidas a adolescentes e adultos. As aulas acontecem nos CESAs Cata Preta, Jardim Santo André, Vila Humaitá, Vila Linda, Vila Floresta, Vila Palmares, Vila Sá, Parque Novo Oratório, Parque Erasmo Assunção e Jardim Santo Alberto.

Horário de atendimento: manhã: das 08 às 10h (segunda a sábado); tarde: das 14h às 16h (segunda a sexta); noite: das 18 às 20h (terça a sexta).

O número de vagas é limitado.

1. CESA Cata Preta
Estrada da Cata Preta, 810
4453-4233
2. CESA Jardim Santo Alberto
Rua Petrogrado, s/nº
4975-1707
3. CESA Parque Erasmo Assunção
Rua Ipanema, 253
4479-0992
4. CESA Parque Novo Oratório
Rua Tanganica, 385
4479-0303
5. CESA Vila Floresta
Rua Parintins, 344
4425-6206
6. CESA Vila Humaitá
Rua Guerra Junqueira, 366
4458-4011
7. CESA Vila Linda
Rua Rolândia, 115
4452-1799
8. CESA Vila Palmares
Rua Armando Rocha, 220
4991-4099
9. CESA Vila Sá
Avenida Nova Iorque, s/nº
4997-7557
10. CESA Jardim Santo André
Rua dos Dominicanos, 1250
4453-0907


Coral da Cidade de Santo André

Formatado e instituído pelo Maestro Roberto Ondei, o projeto Coral da Cidade de Santo André nasceu no ano de 2008, fruto de uma lacuna artística que existia na região do Grande ABC - São Paulo e em apenas um ano tornou-se um grupo amador de excelência artística e amplamente conhecido no circuito cultural brasileiro.

No ano de 2008, o grupo se apresentou em importantes casas de espetáculos e eventos, como: Teatro Municipal de Santo André, Teatro Popular do SESI, Festival de Inverno de Paranapiacaba, Cerimônia dos 50 anos do Diário do Grande ABC, Fórum da Saúde, Auditório do Hospital Estadual Mário Covas, Igreja Matriz de Santo André, Teatro Arthur Rubinstein - no Clube da Hebraica, em São Paulo, entre outros.

O grupo fez concertos com o Coral Infantil do Sesi Santo André e teve a importante participação em um de seus concertos de Johnny Alf, que é considerado um dos pais da Bossa Nova.

O Coral da Cidade de Santo André montou sete repertórios diferentes de alta qualidade durante o ano de 2008, número este altamente significativo.

Foram mais de 50 peças ao longo do ano, incluindo a difícil Sinfonia nº9 de Ludwig Van Beethoven e peças de compositores como: John Bull, Fernando Moruja, Bach, Haendel, Mozart, Beethoven, entre muitos outros.

Em abril de 2009, novamente o grupo executou a Sinfonia nº 9 de Ludwig Van Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Santo André sob a regência do Maestro Carlos Moreno, além de participar juntamente com o Maestro João Carlos Martins e a Bachiana Chamber Orchestra, do programa Domingão do Faustão, da TV Globo.

O grupo vem recebendo meções altamente positivas por meio da crítica especializada.


Feira de Artesanato
As feiras de artesanato são montadas semanalmente em seis locais diferentes na cidade e contam com cerca de 300 artesãos. São expostos e comercializados produtos artesanais em tecido, madeira, biscuit, além de bijuterias e artes plásticas, entre outros. Os produtos são confeccionados pelos próprios expositores. Também são comercializados alimentos doces e salgados.

Endereços e horários:
Quarta-feira – das 9h às 17h
Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº)
Sexta-feira e sábado – das 9h às 17h
Praça do Carmo
Domingo – 9h às 17h
Parque Antonio Fláquer (Rua Coronel Seabra, 210 – Vila Assunção)
Parque Antonio Pezzolo – Chácara Pignatari (Avenida Utinga, 136 – Vila Metalúrgica)

Produtos:
Alimentação: Salgados, Doces, Diet e Light.
Artes Plásticas: Óleo sobre Tela, Emborrachados, Telha e Azulejo.
Bijuterias: Ourivesaria / Prata, Sementes, Pedra semipreciosas, cristais, Pedrarias industrializadas.
Tecidos: Bolsas e Mochilas, Bordados, crochê e tricô, Boneca de pano, roupas e acessórios, Enxovais, Meia de seda, Langerie, Patchwork, Roupas: indiana, customizadas, silk-screen, feltro, Tapetes, Pintura em seda, Pintura, Almofadas e travesseiros, Fuxico, Patchwork.
Glicerinados: Velas, Perfumes, cremes, aromatizantes.
Biscuit
Madeiras
Plantas ornamentais e Arranjos florais
Antiguidades, peças decorativas e produtos diversos
Papéis e reciclados: Origami, Cartões, Caixas para presentes.

Como participar:
A participação de artesãos nas feiras de artesanato, para exposição e venda, é autorizada após aprovação mediante inscrição e teste dos produtos. As inscrições são aceitas conforme a demanda para cada grupo de produtos. Confira o decreto.
Os artesãos que desejam se cadastrar na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) podem fazer sua inscrição na Prefeitura de Santo André. Confira o termo de compromisso entre a prefeitura e a Sutaco.

Contato:
Feira de Artesanato
Assessoria administrativa
(11) 4433-0643


Música e Movimento na Cidade
A prefeitura de Santo André tem uma agenda regular de shows na cidade. O projeto Música & Movimento na Cidade organiza as apresentações e outras atividades musicais em diversos locais do município, como o Saguão do Teatro Municipal, o Parque Central e o Clube União Lyra-Serrano, em Paranapiacaba. Além disso, promove a programação musical do Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado anualmente em julho, e os desfiles de Carnaval da Cidade.

Quartas Musicais - O projeto Quartas Musicais, criado em 1998, traz apresentações de músicos ou bandas todas as noites de quarta-feira, no Saguão do Teatro Municipal. Algumas edições têm propostas especiais, como o Música
Falada, em que os músicos tocam e conversam com o público sobre o processo de composição.

Canja com Canja - O Canja com Canja acontece uma vez por mês, dentro do Quartas Musicais, com apresentação de vários músicos e bandas da região. A realização é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a Comissão do Canja e a sociedade civil. Além de promover um encontro mensal entre músicos do Grande ABC, ao final do show é servida a canja de galinha aos músicos e ao público.

Contato:
Música & Movimento na Cidade
(11) 4433-0711
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Projeto Cineclube: o Cinema e outras linguagens
O principal objetivo do projeto é reunir artistas de todas as áreas e, principalmente, alunos das Escolas Livres e da Casa da Palavra e Casa do Olhar, para a discussão de cinema e sua relação com outras linguagens.

Contato:
Escola Livre de Cinema e Vídeo
Avenida Utinga, 136 – Vila Metalúrgica (Chácara Pignatari)
(11) 4461-4181 ou (11) 4461-2081 
e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cidadão

Servidores

Empreendedor