Departamentos

A Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo é dividida em quatro departamentos:

Departamento de Planejamento Estratégico e Orçamento – DPEO
O Departamento de Planejamento Estratégico e Orçamento tem por objetivo viabilizar as condições para realização das ações de governo por meio do planejamento estratégico, do controle da execução orçamentária e do monitoramento dos projetos prioritários de governo e de participação social. Entre suas atribuições estão a elaboração do PPA – Plano Plurianual de Investimentos, quadrienal, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), anual e da LOA (Lei Orçamentária Anual).

O trabalho realizado pelo departamento tem interface com todas as secretarias municipais, autarquias, Fundação ABC e Câmara Municipal.
Rosimary de Moraes Silveira

Fernanda Rosa

Departamento de Planejamento  Participativo – DPP
O Departamento de Planejamento Participativo amplia, qualifica e consolida a participação social na gestão das políticas públicas por meio da implantação e funcionamento do Sistema Municipal de Participação Social. Entre suas atribuições estão a elaboração metodológica e condução do Plano Plurianual Participativo e Orçamento Participativo, o acompanhamento e monitoramento da execução das ações oriundas de demandas da sociedade civil, a mobilização das lideranças do município para a participação nas ações do governo, e o acompanhamento das Secretarias e Autarquias em questões específicas relacionadas à participação social no município.
Valéria Ortega
E-mail: vcbortega@santoandre.sp.gov.br

Flávio Urra

Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos - DISE
O Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos tem por objetivo conhecer a dinâmica social de Santo André com vistas a subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas por meio da produção, análise e difusão de dados e informações de natureza estatística e socioeconômica, além de construir indicadores que garantam essa análise.

As principais ações dizem respeito à organização de diagnósticos, mapas com indicadores e georreferenciamento sobre diversos aspectos ligados à realidade de Santo André e apoio com informações de caráter censitário e de indicadores socioeconômicos da cidade. Além disso, estabelecemos parceiras com organizações internas ou externas à Prefeitura com vistas a propiciar formação e estimular produção de informações no que diz respeito aos temas citados.
Renata Moré

Maria Cristina de Machado Lima
Telefone: (11)  4433-0157

Departamento de Gestão  de Projetos  - DGP
O Departamento de Gestão de Projetos tem por objetivo ampliar a capacidade de investimento de governo por meio do fomento e suporte às áreas para a elaboração e apresentação de projetos de captação externa. Colaborar para a adimplência do município por meio do monitoramento da execução dos projetos de captação externa até o prestação de contas final.
Diretor
Felipe Magalhães