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Secretaria Inovação e Administração

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

A Secretaria de Inovação e Administração tem por atribuições:

I - formular, executar e avaliar as políticas e diretrizes para a modernização e operação dos sistemas de gestão administrativa da Prefeitura Municipal de Santo André;

II - desenvolver, implantar e avaliar permanentemente a política de gestão de pessoas da Administração Municipal visando a valorização, o desenvolvimento de competências e a qualificação do desempenho dos servidores públicos municipais a fim de garantir o cumprimento da missão institucional da Prefeitura Municipal de Santo André;

III - formular e executar diretrizes, normas e procedimentos de administração de pessoas como registro, controle de frequência, movimentação, pagamentos, saúde, segurança do trabalhador e desligamento dos funcionários da Prefeitura Municipal de Santo André, de acordo com a legislação vigente;

IV - formular e implantar normas e procedimentos relacionados com a inspeção de saúde dos servidores públicos municipais para fins de admissão, licença, aposentadoria e outros fins pertinentes, bem como a promoção de técnicas e métodos de segurança e medicina do trabalho nos diversos setores da administração municipal;

VI - implantar e operar o sistema de suporte e atenção psico-social dirigido aos funcionários públicos municipais, a fim de zelar pela sua qualidade de vida e o normal desempenho de suas atribuições e responsabilidades;

VI - promover a articulação com órgãos representativos dos servidores municipais, a fim de manter um relacionamento proativo e oportuno no atendimento e negociações de suas reclamações e reivindicações;

VII - formular diretrizes, normas e procedimentos para melhor adequação do Plano de Cargos, Carreiras de Classes e Remunerações vigentes na Prefeitura Municipal, de acordo com o Regime Jurídico dos Servidores adotado para a categoria específica pela Administração Municipal;

VIII - desenvolver estudos para implantação de sistema de avaliação de desempenho dos servidores públicos municipais, através de legislação específica, e de acordo com as normas e diretrizes superiores adotadas pela Administração Municipal;

IX - instaurar, autuar e orientar juridicamente inquéritos, sindicâncias e processos administrativos disciplinares;

X - prestar assistência e assessoramento direto e imediato ao Chefe do Poder Executivo Municipal na formulação, execução e avaliação da política para o desenvolvimento das tecnologias da informação e de informática na Administração Municipal;

XI - coordenar as atividades de desenvolvimento e modernização dos sistemas de processamento eletrônico de dados e dos serviços de manutenção preventiva e corretiva da infraestrutura e tecnologias de informação e comunicação da Prefeitura Municipal de Santo André;

XII - formular e implantar normas e procedimentos relativos às atividades de recebimento, distribuição, controle do andamento, triagem e arquivamento dos processos e dos documentos em geral que tramitam na Prefeitura Municipal;

XIII - executar atividades relativas a tombamento, registro e inventário dos bens patrimoniais da Prefeitura Municipal;

XIV - planejar, coordenar e executar as atividades de manutenção preventiva e corretiva dos bens patrimoniais da Prefeitura Municipal, bem como aqueles por ele utilizados;

XV - formular e executar normas e procedimentos relativos às atividades de armazenamento e suprimento de materiais;

XVI - estruturar, unificar e coordenar o sistema de gestão administrativa do conjunto de Secretarias e órgãos da Administração Municipal, garantindo a correta aplicação das normas e procedimentos administrativos vigentes;

XVII - desempenhar outras atividades afins.

Para o cumprimento de suas atribuições institucionais, a Secretaria Inovação e Administração contará com os seguintes órgãos:

I - Departamento de Recursos Humanos:
  a) Comissão Permanente de Inquérito Disciplinar – CPI-D;
  b) Gerência de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal;
    1. Encarregatura de Inovações em RH;
  c) Gerência de Administração de Pessoal;
    1. Encarregatura de Administração de Pessoal;
    2. Encarregatura da Folha de Pagamento;
    3. Encarregatura do Registro e Controle de Frequência;
  d) Gerência de Planejamento e Controle de Pessoal;
  e) Gerência de Saúde do Servidor;
    1. Encarregatura de Segurança e Medicina do Trabalho;
  f) Gerência de Atendimento ao Servidor;

II - Departamento de Tecnologia e Inovação;
   a) Gerência de Sistemas da Informação;
    1. Encarregatura de Desenvolvimento de Sistemas;
    2. Encarregatura de Geotecnologia;
   b) Gerência de Infraestrutura de Data Center;
    1. Encarregatura de Telecomunicação;
   c) Gerência de Suporte Técnico em Informática;

III - Departamento de Atendimento ao Cidadão;
   a) Gerência de Atendimento ao Cidadão;
    1. Encarregatura de Protocolo;
    2. Encarregatura da Praça de Atendimento do Paço Municipal;
    3. Encarregatura de Gestão dos Postos de Atendimento;
    4. Encarregatura do Serviço Integrado de Atendimento - SIA;

IV - Departamento de Apoio Administrativo;
   a) Gerência de Apoio Administrativo;
     1. Encarregatura de Arquivo;
   b) Gerência de Serviços Gerais;
   c) Gerência de Planejamento do Paço Municipal;
   d) Gerência de Planejamento de Materiais;
    1. Encarregatura de Patrimônio;
    2. Encarregatura do Almoxarifado.

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André – CRAISA,a Ouvidoria da Cidade de Santo André e o Instituto de Previdência de Santo André - IPSA ficam vinculados tecnicamente à Secretaria de Inovação e Administração.

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