Logo 4 2017

• Escrito por Prefeitura de Santo André

Mais de 36 mil pessoas, desde bebês a idosos, estão sendo atendidos este ano por algum dos serviços da Secretaria de Educação de Santo André. Santo André conta com 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeifs), 11 Centros Educacionais (CESAs), 5 Centros Públicos de Formação Profissional (CPFPs), 33 Creches Municipais e 18 Creches Conveniadas, além de uma rede de entidades parceiras.

Nas creches, a secretaria começa a atender crianças que sequer completaram o primeiro ano de vida até que cheguem ao Ensino Fundamental, onde podem cursar os primeiros cinco anos desse nível até, em média, os 10 anos de idade.

Para os jovens e adultos que por motivos diversos não puderam completar os estudos na idade tradicional, o município possui também salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com aulas de informática em 25 Emeiefs e nos cinco Centros Públicos em atividade. Além disso, existe a opção de freqüentar uma das sals do Mova  (Movimento de Alfabetização de Adultos)  espalhadas pelo município.

Nos Centros Públicos administrados pela Secretaria de Educação estão disponíveis várias opções de cursos profissionalizantes no programa de FIC (Formação Integral Continuada), e também na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Integral e Continuada), que associam formação profissional com elevação de escolaridade. Há opções diversas como manicure, podologia, auxiliar de serviços, pedreiro, eletricista e pintor, auxiliar de cozinha, informática básica e avançada e muitos outros.

Existem ainda os onze Cesas, que concentram em um só lugar Emeief, creche, Centro Comunitário e área para caminhada, parquinho, quadra e ainda vasta programação de atividades de cultura, esporte e lazer para a comunidade e os alunos.

A secretaria de Educação é responsável, ainda, por dois espaços que juntam aprendizado e lazer, tornando a educação mais divertida. São a Sabina Escola Parque do Conhecimento, com pinguinário, aquário, experimentos de física e exposições, e o Parque Escola, com bosque, bromeliário, Jardim de Cactos e Plantas Suculentas e muito mais. Escolas e famílias podem visitar os dois espaços.

Secretário de Educação