Logo 4 2017

Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz

ecretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz foi criada para defender, proteger e promover os direitos humanos, ao mesmo tempo em que fomenta a inserção de uma cultura de paz no município, articula e define diretrizes para políticas públicas nas áreas da pessoa idosa, com algum tipo de deficiência, diversidade sexual e igualdade racial.

Por intermédio de políticas públicas afirmativas, a Pasta promove e propõe ações que visam equidade de oportunidades e acesso aos cidadãos excluídos, vítimas de violência, bem como a reflexão para a transformação dessa dura realidade.

Com a participação efetiva da sociedade civil, a secretaria contribui com o processo de construção de um novo cenário, realizando políticas intersetoriais. Por meio do Departamento de Humanidades, promove e fiscaliza ações e programas para viabilizar os direitos, combate a violência e discriminação de pessoas com deficiência, idosos, negros, ciganos, indígenas e população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

Além de ações específicas, inclui datas do calendário nacional e internacional na programação de realizações da secretaria.

Integram também à Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, instituições que contam com a participação de representantes da sociedade civil, como os conselhos municipais da Pessoa Idosa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comunidade Negra.

Secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz